Saiba como Daniel Ricciardo na AlphaTauri ameaça Sergio Pérez na Red Bull
Piloto australiano retoma lugar no grid após demissão de Nyck de Vries

Sim, senhoras e senhores, vocês não leram errado. Daniel Ricciardo está de volta ao grid da Fórmula 1!
O prestigiado piloto de 33 anos assume o assento do holandês Nyck de Vries, demitido da AlphaTauri após não somar nenhum pontinho em 10 corridas na temporada 2023.
O anúncio acontece 7 meses após Ricciardo deixar a McLaren ao fim da temporada 2022 e não acertar com nenhuma equipe para ser um dos pilotos principais, voltando à Red Bull para ser piloto reserva de Max Verstappen e Sergio Pérez.
DATA DE ESTREIA DE DANIEL RICCIARDO NA ALPHATAURI
A estreia de Ricciardo na AlphaTauri será já na próxima corrida, no GP da Hungria, marcado para o fim de semana entre 21 e 23 de julho, no Hungaroring, em Budapeste.
O australiano será companheiro de Yuki Tsunoda na equipe e chega com uma dura missão de fazer o, até aqui, pior carro, render na pista.
A equipe é a última colocada no Campeonato de Construtores com apenas 2 pontos, todos somados pelo japonês.
RICCIARDO NA ALPHATAURI AMEAÇA PÉREZ NA RED BULL?
A paciência da Red Bull com seus pilotos não é das maiores. De Vries é o último exemplo, mas Pierre Gasly e Alexander Albon já experimentaram desse amargo sabor em tempos recentes.
E, quem pode estar sob ameaça é o mexicano Sergio Pérez, que não passou ao Q3 nas últimas 5 corridas que disputou.
A diferença de Pérez para Verstappen, na briga pelo título, era de 14 pontos antes dessa sequência, logo após o GP de Miami. Agora, ela é de 99 pontos.
Para o 2° colocado, a vantagem também caiu. De 30 pontos para 19, considerando que poderia ser pior, caso Fernando Alonso e Aston Martin não tivessem caído, também, de desempenho.
Se seguir assim e não conquistar o vice em mais uma oportunidade, é provável que o futuro de Pérez, que tem contrato até o fim de 2024, esteja ameaçado.
O retorno de Ricciardo ao grid torna essa ameaça ainda maior. Embora tenha evoluído, Tsunoda não se mostrou pronto para assumir o carro principal da empresa de energéticos e não representa uma ameaça tão forte.
Isso quem faz é Lando Norris, que foi elogiado pelo chefão da Red Bull, Helmut Marko, e que foi flagrado conversando com o agente do jovem piloto britânico em Silverstone.
O problema envolvendo Norris é o seu contrato com a McLaren até 2025 e os altos custos e complexidades que uma transferência podem causar.
“Lando tem um contrato com a McLaren até 2025, mas é de longe o mais forte dos jovens pilotos. Ele também se adequaria bem à Red Bull por causa de seu caráter jovem”. Negociações e conversas intensas já ocorreram e o contato ainda está sendo mantido. “Não é segredo que Max e ele são bons amigos”
Conheça os pilotos mais ricos da Fórmula 1:
Ter um Ricciardo perfomando bem pode ser a solução do time austríaco para ter dois pilotos competitivos enquanto aguarda uma janela melhor de oportunidade para trazer Lando Norris.