FÓRMULA 1: Após tragédia e morte, pilotos pedem cancelamento do GP da Bélgica
Chuvas dificultam condições da pista em Spa-Francorchamps
Considerada um dos mais perigosos da Fórmula 1, GP da Bélgica está ameaçado de cancelamento.
O circuito de Spa-Francorchamps sofre com fortes chuvas nesta sexta-feira (29), o que dificultou a realização do único Treino Livre do fim de semana, com um tempo de volta acima da casa de 2 minutos e com os carros preferindo permanecer nos boxes por questão de segurança.
Para se ter uma ideia, o piloto que mais deu voltas na pista em todo o TL, foi o japonês Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, com apenas 8 voltas realizadas. A volta mais rápida, de Carlos Sainz, da Ferrari, superou a casa dos 2 minutos, o que demonstra a dificuldade de levar o carro ao limite.
Os pilotos não se sentem confortáveis com as condições da pista e pede o adiamento das sessões até a melhora no clima e até mesmo o cancelamento do GP caso a chuva permaneça forte, o que é a previsão para todo o fim de semana.
"A segurança deve vir em primeiro lugar, não podemos reclamar se não houver nenhuma volta. Com tudo o que aconteceu (morte de Dilano van't Hoff no começo do mês, não é seguro. Literalmente, não enxergamos nada, não é exagero. Há muita água na pista, o que pode causar muitos acidentes.", declarou Charles Leclerc, da Ferrari.
HORÁRIO DO TREINO DE CLASSIFICAÇÃO DO GP DA BÉLGICA
O Treino de Classificação está marcado para esta sexta-feira, às 12h10, horário de Brasília.
Com trégua da chuva, a sessão está mantida.
TRAGÉDIA RECENTE EM SPA LIGA O ALERTA NA FÓRMULA 1
O GP da Bélgica marcou duas mortes no automobilismo, a última delas neste mês de julho. Na ocasião, o holandês Dilano van't Hoff, de 18 anos, faleceu rodar na pista e ser atingido em cheio por outro carro.
Outro caso marcante aconteceu em 2019, quando Anthoine Hubert também faleceu durante etapa da Fórmula 2.
Os fins de semana em Spa-Francorchamps, não raramente são marcados pela chuva. Em 2021, o Treino de Classificação foi marcado por muita chuva e um resultado surpreendente, com George Russell, à época na Williams, terminando em 2°.
As condições da chuva pioraram muito no domingo e a largada, após alguns adiamentos, aconteceu sob safety car. Após 4 voltas, foi decretada bandeira vermelha e o fim da prova, sendo concedida metade da pontuação aos 10 primeiros colocados.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO GP DA BÉLGICA DE FÓRMULA 1
SEXTA-FEIRA (27/07)
- TREINO LIVRE: 8h30, horário de Brasília - Bandsports
- Probabilidade de chuva: 90%
- TREINO DE CLASSIFICAÇÃO: 12h, horário de Brasília - Bandsports
- Probabilidade de chuva: 90%
SÁBADO (28/07)
- SPRINT SHOOT-OUT: 7h, horário de Brasília - Bandsports
- Probabilidade de chuva: 90%
- CORRIDA SPRINT: 11h, horário de Brasília - Band, Site da Band e Bandplay
- Probabilidade de chuva: 90%
DOMINGO (30/07)
- CORRIDA: 10h, horário de Brasília - Band, Site da Band e Bandplay
- Probabilidade de chuva: 70%