FÓRMULA 1

Por que HAMILTON ainda não renovou com a Mercedes? Entenda o motivo da demora na renovação do contrato do heptacampeão da Fórmula 1

Mercedes despista sobre continuidade de Hamilton na equipe para 2024

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 01/08/2023 às 13:55 | Atualizado em 01/08/2023 às 14:05
X

A novela envolvendo a renovação de contrato de Lewis Hamilton Mercedes ganhou um novo e importante capítulo após o GP da Bélgica, o que pode desanimar os fãs da equipe alemã.

Mesmo tendo terminado a corrida em 4° lugar, o que, considerando o atual nível da Mercedes, não é um mau resultado, Hamilton voltou a criticar o W14, chegando até mesmo a relatar o retorno do porpoising, que assombrou a equipe na temporada de 2021 da Fórmula 1.

"Tive dificuldades no início, a traseira é o nosso maior problema. Voltamos a ter os mesmos quiques (porpoising) do ano passado", declarou à "Sky Sports" após o GP da Bélgica.

E, para "piorar", Toto Wolff, que havia dito que a renovação entre Mercedes e Hamilton estava "emocionalmente acertada", mudou o seu discurso e pareceu não tão mais otimista em permanecer com o piloto para 2024.

Perguntado sobre uma data para anunciar a renovação, após o GP da Bélgica, o "chefão" da Mercedes falou:

"Não, eu não quero dar uma data porque são advogados falando com advogados. Não são mais coisas materiais, mas você tem que dar um tempo e não quero me comprometer com uma data".

DESEMPENHO DO CARRO DA MERCEDES É O QUE EMPERRA RENOVAÇÃO DE LEWIS HAMILTON

Claramente, pelo que se pode ler nas entrelinhas, valores não são o problema que emperram a renovação. Juntos há tanto tempo e com forte vínculo afetivo, não seria agora que Mercedes e Hamilton se desentenderiam por dinheiro.

O principal motivo para a demora na renovação é um só: o fraco desempenho do carro da Mercedes em 2022 e 2023.

Aos 38 anos, Hamilton ainda sonha com vitórias e, claro, com o oitavo título mundial, o que seria um recorde absoluto na categoria. Mas, para isso, precisa de um carro capaz de lutar por tal e, hoje, isto significa fazer frente à Max Verstappen e à Red Bull, algo que vem passando longe.

Além do mais, apesar de seu talento e ganas inquestionáveis, Hamilton não é mais nenhum garoto e, cada ano que passa, o esforço para se manter no alto nível é maior, o que gera pressa ao piloto, que talvez não coloque fé no carro da Mercedes, que precisa não apenas de ajustes, mas de uma reformulação em seu conceito.

HAMILTON NA McLAREN? SE NÃO RENOVAR COM A MERCEDES, QUAL SERÁ A NOVA EQUIPE DE HAMILTON?

Esta é uma pergunta muito difícil de responder. No entanto, alguns elementos podem direcionam para algumas possibilidades.

Embora já tenha sido especulado na Ferrari, sua histórica rival, tanto a equipe quanto Hamilton já negaram os rumores de um acerto.

Apesar disso, já se foi ventilada a informação de que a Mercedes deseja Charles Leclerc que tem contrato com a Ferrari até o fim de 2024, para substituir Hamilton quando o mesmo se aposente. 

Outra possibilidade é de um retorno de Hamilton à McLaren. A equipe melhorou bastante de desempenho e parece estar no caminho certo para ter um carro competitivo em 2024.

Além disso, Marko Helmut, da Red Bull, admitiu ter interesse em contratar Lando Norris para ser o companheiro de Verstappen na equipe austríaca.

Com as chances de uma saída de Checo Pérez aumentando, não seria de se estranhar que uma dança das cadeiras colocassem Norris na Red Bull e Hamilton na McLaren, equipe que o revelou e pela qual conquistou seu primeiro título mundial, em 2008.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor