F1: Chefão da Red Bull rejeita Hamilton e Leclerc e escolhe piloto ideal para formar time dos sonhos com Verstappen
Helmut Marko revela quem seria o companheiro ideal para Verstappen
Enquanto a Fórmula 1 está parada nas pistas, os bastidores seguem quentes. Com vários rumores de saídas ou não renovações de pilotos na categoria para 2024, e até mesmo 2023, são várias as especulações sobre transferências.
Dentre elas, está a possível saída de Sergio Pérez da Red Bull. Apesar de ser o vice-líder do atual campeonato de pilotos, o mexicano não vem convencendo nas pistas e fala-se bastante em uma possível saída antes mesmo do fim do seu contrato, em dezembro de 2024.
As especulações para seu substituto são diversas e passam desde nomes como Alex Albon e Daniel Ricciardo, ex-companheiros de Max Verstappen na própria Red Bull até nomes como Lewis Hamilton e Charles Leclerc.
E, quem melhor para responder sobre tais possibilidades que não o próprio "chefão" da equipe austríaca, Helmut Marko?
HELMUT MARKO REJEITA HAMILTON E LECLERC E ESCOLHE "DUPLA PERFEITA" PARA VERSTAPPEN NA RED BULL
Em entrevista a revista alemã Motorsport Magazin, o chefão da Red Bull foi confrontado com os cenários hipotéticos de contratar Charles Leclerc, da Ferrari, Lewis Hamilton, da Mercedes, ou Lando Norris, da McLaren para formar o "time dos sonhos" ao lado de Verstappen.
Em sua resposta, o Helmut Marko foi sucinto:
"Com Norris, eu poderia imaginar." respondeu, em mais um flerte o jovem britânico, que tem contrato com a McLaren até 2025.
"Com Hamilton, tenho dificuldades em pensar. Certamente seria ideal para audiência, televisão e jornalistas, mas não seria para a liderança e o sucesso. Nós, como time, queremos vencer o Mundial”, completou.
Na opinião de Marko, uma competição interna entre Hamilton e Verstappen pode atrapalhar o jogo de equipe da Red Bull, o que não seria bom para a disputa pelo título.
“É melhor se você tem uma certa hierarquia onde está claro quem é quem. Não digo ‘primeiro piloto’, mas alguém que é claramente mais rápido. Em princípio, nunca estabelecemos ordem, mas todo o time, atmosfera e competitividade não podem sofrer. Se você tem duas estrelas, podemos olhar para o passado. Senna e Prost não se deram bem. Eles pensavam apenas em si e o time estava em segundo plano”, concluiu.
Marko não respondeu sobre a possibilidade de Leclerc defender a equipe, mas cairia na mesma lógica, uma vez que ambos são rivais desde o Kart.
Uma possibilidade que não foi considerada, mas que pode vir a ser a que será concretizada é a de Carlos Sainz. A Ferrari tem contrato com o espanhol até dezembro de 2024, quando também se encerram os contratos de Leclerc e de Pérez.
Ao passo que a equipe italiana só deverá renovar com um de seus pilotos e claramente dá preferência ao monegasco, o mexicano não deve seguir na Red Bull, abrindo espaço para que Sainz e Verstappen, que já foram companheiros na Toro Rosso, reeditem a parceria.