CLÁSSICO DOS CLÁSSICOS

SDS confirma 726 policiais militares e reforços para o primeiro jogo da final do Campeonato Pernambucano

Com medidas de preventivas, programação de segurança para o jogo de ida da final do estadual é anunciada

Imagem do autor
Cadastrado por

Nelly Sandra

Publicado em 28/03/2024 às 13:45
Notícia
X

Neste sábado (30/03), acontecerá o primeiro jogo da final do Campeonato Pernambucano entre Náutico e Sport, que ocorrerá no Estádio dos Aflitos, no Recife. Pensando nas melhores maneiras para garantir que a segurança dos torcedores, o Governo do Estado, através da Secretária de Defesa Social e suas operativas, anunciou o planejamento operacional para o clássico, colocando 726 policiais militares nas ações de segurança.

As ações de segurança possuem o objetivo de assegurarem a tranquilidade na partida de ida, que ainda contará com o apoio do Batalhão de Área da PM, que acompanharão as movimentações de torcedores e da população em geral, durante todo o dia do jogo. Outra novidade será o uso de reconhecimento facial para quem for acompanhar o espetáculo no estádio.

“A exemplo da utilização em outros eventos, o reconhecimento facial será utilizado durante as partidas da final do Campeonato Pernambucano 2024. O principal objetivo é fazer um rastreamento e reconhecer pessoas que estão com mandados de prisão em aberto, e constam no Banco Nacional de Mandados de Prisão. Porém, um importante emprego desse reconhecimento é como medida preventiva. Pois em tese, pessoas que estão com impedimento, não se dirigirão ao evento”, afirmou o coronel da PM Alexandre Tavares, coordenador adjunto do GT Futebol.

MONTAMOS a ESCALAÇÃO IDEAL de SPORT e NÁUTICO; CONFERE

O policiamento ostensivo será feito por 726 policiais militares empregados nos arredores dos Aflitos. “Entre eles, contaremos com o reforço de policiais das unidades especializadas da polícia Militar, como o Batalhão de Polícia de Radiopatrulha, o Regimento de Polícia Montada (RPMon), a Companhia Independente de Policiamento com Motos (CIPMotos), o Batalhão de Choque, o BPTRAN, CIPCÃES, entre outros, atuando no dia do jogo. Também teremos reforço nos Terminais Integrados”, comentou o coronel Mario Canel, diretor adjunto.

A Polícia Civil estará em prontidão com as delegacias de plantão, com a Delegacia de Polícia de Repressão à Intolerância Esportiva (Deprie), que será ativa dentro do estádio. Equipe do Instituto de Identificação Tavares Buril (IIBT), dará suporte na Deprie para possíveis identificações de pessoas encaminhadas em caso de ocorrências.

Proibição das torcidas organizadas

No último dia 20 de março, a Federação Pernambucana de Futebol publicou um Ato Normativo proibindo a entrada de faixas e adereços que façam alusões as torcidas organizadas, do Sport Recife, Santa Cruz e Náutico, sendo válida para as finais do estadual e partidas nacionais realizadas em Pernambuco até o fim de 2024

“Importante ressaltar que se entende por adereços objeto ou peça de valor ou não, usados como adorno; enfeite, ornamento e/ou roupas que harmonizam entre si pela sua composição, pelo seu formato. Como se pode ver o significado é bem amplo. Assim sendo orientamos o torcedor a ir ao estádio sem fazer alusão às organizadas citadas no ato normativo da Federação”, finalizou o coronel Tavares.

Tags

Autor