PISTAS SOBRE O NOVO TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA
Segundo a jornalista Gabriela Moreira, do GE, a CBF tem algumas exigências do novo treinador da Seleção Brasileira que dão pistas de quem pode assumir o cargo.
A informação inicial é que a federação não tem pressa na definição do nome, mas já estipulou um prazo para fechar com o novo técnico.
Tite fora
O técnico Tite foi desligado da Seleção Brasileira após o fim da Copa do Mundo 2022
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, espera assinar com o novo nome até março. O plano perfeito é que o treinador chegue a tempo da convocação para os amistosos previstos para o terceiro mês do ano.
Os amistosos de março da Seleção Brasileira não possuem data ou adversários definidos.
Além do prazo, a CBF tem alguns requisitos definidos para fechar com o novo técnico.
Como hoje a tendência é que um estrangeiro assuma a Seleção Brasileira, a entidade possui preferência por aqueles que souberem falar português ou espanhol.
A CBF não quer alguém que fale apenas inglês, temendo que o idioma seja um empecilho na conexão do treinador com o torcedor brasileiro e alguns jogadores.
Dentro desse requisito, é possível associar os nomes de Guardiola, Mourinho, Carlo Ancelotti, Luis Enrique, Abel Ferreira, Jorge Jesus e outros.
Outra exigência é que seja um nome de peso, com reconhecimento e respeito público.
Todos os treinadores citados anteriormente também se enquadram nesse quesito.
A informação de Gabriela Moreira é que o presidente Ednaldo Rodrigues assumiu a responsabilidade e tem buscado ele mesmo as informações necessárias sobre candidatos ao cargo.
Ednaldo mapeia um número seleto de nomes que atualmente estão sob contrato com algum clube/seleção.
Dos treinadores citados anteriormente, apenas Luis Enrique está livre no mercado. O espanhol deixou o comando da Espanha ao fim da Copa do Mundo.
O presidente diz ainda não ter entrado em contato com algum treinador e apenas tem monitorado as situações contratuais.