GANHE MÚSCULOS MAIS RÁPIDO
Confira dicas para ganhar massa muscular mais rápido
Para ganhar massa muscular, os passos essenciais são a atividade física de forma regular e seguir uma alimentação adequada ao objetivo, dando preferência aos alimentos ricos em proteínas.
IMPORTANTE
Mas atenção: é de extrema importância procurar acompanhamento profissional antes de dar início a dieta ou rotina de exercícios. Consulte médicos e profissionais da área, além de respeitar seus próprios limites!
Existem dicas que podem se tornar suas aliadas no ganho de massa muscular, ajudando na conquista de seus objetivos. Confira algumas delas, de acordo com o site Tua Saúde.
FAZER OS EXERCÍCIOS LENTAMENTE
Os exercícios de musculação devem ser realizados de forma lenta, principalmente na fase de contração do músculo, isso porque ao realizar esse tipo de movimentação mais fibras vão sendo lesionadas durante a atividade e mais efetivo será o ganho de massa muscular durante o período de recuperação muscular.
TREINAR DE 3 A 5 VEZES POR SEMANA
Para ganhar massa muscular, é importante que os treinos aconteçam de forma regular, sendo recomendado que o treino aconteça de 3 a 5 vezes por semana e o mesmo grupo muscular seja trabalhado 1 a 2 vezes, já que o descanso muscular é fundamental para a hipertrofia.
DIETA RICA EM PROTEÍNAS
Para ganhar massa muscular, é importante que a pessoa tenha uma alimentação saudável e rica em proteínas, sendo recomendado o consumo de 1,6 a 1,8 gramas de proteína por kg de peso por dia, assim como deve haver um aumento de 400 a 500 kcal na alimentação diária, de modo que sejam consumidas mais calorias do que se gasta.
TROCAR DE TREINO REGULARMENTE
É importante que o treino seja alterado a cada 4 ou 5 semanas para evitar a adaptação do músculo, o que pode interferir no processo de hipertrofia. Assim, é importante que ao fim de 5 semanas o instrutor avalie o desempenho da pessoa e os progressos que fez e indique a realização de outros exercícios e novas estratégias de treinamento.
DORMIR BEM
A má qualidade do sono está associada a um maior risco de redução da massa muscular, podendo também influenciar na força muscular.
FAZER USO DE SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS
O uso de suplementos nutricionais, como o Whey protein, creatina ou BCAA são uma excelente forma de complementar a alimentação, pois melhoram o desempenho durante as atividades físicas e contribuem para a recuperação do músculo depois do exercício. No entanto, esses suplementos só devem ser consumidos de acordo com a orientação de um médico ou do nutricionista.