GLUTAMINA
Entenda o que é a glutamina, para que serve e como inserir na sua dieta.
O QUE É
A glutamina é um aminoácido que está presente em grandes quantidades no organismo, sendo conhecido como um imunonutriente, pois participa na produção de antioxidantes e na manutenção das funções das células de defesa do organismo, fortalecendo o sistema imunológico.
A glutamina pode ser encontrada em diversos alimentos, como carnes, peixes, ovos, leguminosas e alguns vegetais.
A glutamina pode ser encontrada em maiores concentrações, na forma de suplemento nutricional, em cápsulas ou em pó, sendo normalmente comercializada em lojas de suplementos alimentares.
PARA QUE SERVE
A glutamina é indicada para melhorar o funcionamento do intestino, prevenir doenças do coração, fortalecer o sistema imunológico e pode ajudar na prevenção do câncer.
Por promover um efeito antioxidante no organismo, a glutamina pode ajudar a diminuir as lesões no músculos após os treinos de longa duração e alta intensidade, promovendo uma recuperação mais rápida.
É importante ressaltar que, apesar de ser normalmente conhecida por promover o ganho de massa muscular, ainda não existe comprovação científica que a suplementação da glutamina fornece este benefício.
ATENÇÃO
É importante lembrar que a ingestão de altas quantidades de suplementos de aminoácidos, como a glutamina, pode causar insuficiência renal e, por isso, só devem ser consumidos com a orientação de um nutrólogo ou um nutricionista.
ALIMENTOS RICOS EM GLUTAMINA
Laticínios, como leites, queijos e iogurtes;
Carne bovina;
Peixes, como salmão, tilápia, haddock, arenque, anchova ou linguado;
Ovos;
Leguminosas, como soja, grão de bico, lentilha ou feijão;