FAZER SEXO ANTES DE TREINAR ATRAPALHA OU AJUDA NO GANHO DE MASSA MUSCULAR?
Veja o que dizem os médicos sobre sexo antes do treino de musculação para quem quer hipertrofiar:
Quem sonha em ter ou manter o corpo sarado precisa sempre se informar sobre curiosidades de uma rotina saudável e adequada para a construção dos músculos. Nesse sentido, o tema "sexo" precisa ser analisado com cuidado.
De acordo com os médicos, uma relação sexual moderada não interfere nem positivamente nem negativamente na sua rotina de treinos de musculação. No entanto...
Em caso de um ato sexual mais intenso, é possível que o corpo fique cansado e necessite de um tempo de descanso para se recuperar e voltar a ter energia para, aí sim, conseguir levantar os pesos da academia. Esse tempo de intervalo vai variar de corpo para corpo. Além disso...
"Quem opta por fazer sexo imediatamente antes de ir praticar algum esporte, principalmente se for uma relação sexual muito intensa, pode sentir cansaço. Então, em situações como essa, seria bom fazer uma reposição de calorias, alimentar-se bem e separar um tempo para descansar antes de partir para a atividade esportiva, principalmente se for profissional", sugere o médico Jairo Bouer, em seu site na internet.
"A duração do sexo é curta e a frequência não é tão intensa, por isso, honestamente, transar vai influenciar pouquíssimo no corpo pensando em resposta muscular ou performance em outras atividades", disse Bianca Vilela, fisiologista do exercício, em entrevista ao UOL.
"Sou médica do esporte e nutróloga, e nunca dei pré-treino para transar. As condições mostram que sexo não é um treino", disse, bem-humorada, Karina Hatano, médica do esporte do Instituto Cohen, também em entrevista ao UOL.
"Existem dados que mostram que se você usar 80% da sua capacidade em um treino ultraintenso, em cinco minutos você consegue uma reposição total de glicogênio muscular. Então, não vai ser o sexo antes da academia que vai afetar seu potencial", analisou Vilela.
No caso do futebol, por exemplo, médicos e treinadores explicam que jogadores ficam confinados muito mais com o objetivo de gerar um processo de coesão na equipe. Até porque é impossível garantir que os atletas não consigam transar nos hoteis onde ficam concentrados, por exemplo.
Naturalmente, você deve conversar com seu médico sobre as características do seu corpo.
Quem pratica atividade física, como musculação, por exemplo, deve conversar regularmente com um cardiologista.
Se você notar algo de estranho quando faz sexo e treina musculação, não deixe de conversar com seu médico.