TREINAR MAIS NÃO SIGNIFICA MAIS GANHOS
Saiba porque é importante não exagerar nos treinos e atividades físicas
Muitas pessoas imaginam que, quanto maior a intensidade e frequência dos treinos, mais rápido virão os resultados desejados, seja emagrecer ou ficar mais musculoso.
Porém, não só é um achismo, como pode trazer inúmeras consequências negativas.
O excesso de exercício faz com que o rendimento do treino diminua, prejudicando a hipertrofia muscular, pois é durante o descanso que o músculo se recupera do treino e cresce.
Além disso, fazer atividade física de forma exagerada faz mal à saúde e pode resultar em lesões musculares e de articulações, exaustão e fadiga muscular extrema.
SINTOMAS DE EXCESSO DE EXERCÍCIO FÍSICO
Tremores e movimentos involuntários nos músculos
Perda de fôlego durante o treino
Dores musculares fortes
Que só melhoram com o uso de medicamentos
CONSEQUÊNCIAS
O excesso de exercícios físicos provoca alterações na produção de hormônios, aumento da frequência cardíaca mesmo durante o descanso, irritabilidade, insônia e enfraquecimento do sistema imunológico.
COMO RESOLVER?
Ao identificar os sintomas de excesso de exercícios físicos ou alterações no funcionamento do corpo, deve-se procurar o médico para avaliar se existem problemas no coração, nos músculos ou nas articulações que precisam ser tratados.
Além disso, é preciso parar a atividade física e recomeçar com menor frequência (procure um profissional capacitado em educação física), após o organismo ter voltado a funcionar bem.
Também pode ser necessário acompanhamento com psicoterapeuta para tratar a obsessão por atividade física e ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade.
Essas e mais informações você encontra no site TuaSaúde.