Bia Haddad: história e títulos da maior destaque do tênis brasileiro em ação
Descrita pela atual número 1 do mundo no tênis, Iga Swiatek, como "uma grande lutadora", Bia Hadda vive o auge da carreira desde 2023.
Ela chegou a figurar no top-10 no ranking da WTA, melhor posição de um tenista brasileiro desde Guga.
Feito conquistado após chegar nas semifinais de Roland Garros, sendo a primeira atleta do país a alcançar tal fase no torneio, desde Maria Esther Bueno, no ano de 1968.
Títulos de Bia Haddad
Na carreira profissional, Bia Haddad tem títulos de simples nos WTAs de Nottingham e Birmingham, na Inglaterra. Fora do circuito WTA, venceu dois 125k e 24 taças no ITF.
Quando estava na categoria juvenil, foi duas vezes vice-campeã de duplas no Roland Garros e uma vez semifinalista em Wimbledon.
Na categoria de duplas, a brasileira possui vitórias em Bogotá (2015 e 2017), Sidney (2022), Nottingham (2022) e também em Madri (2023).
Afastada por doping
Em 2019, um exame antidoping detectou a presença de dois anabolizantes sintéticos. Por causa disso, foi afastada temporariamente e depois suspensa dez meses.
Quando retornou no ano de 2020, precisou começar em uma posição baixa no ranking e se destacar no circuito da ITF para voltar ao top-100 da WTA, ocorrido em 2021.