NATUREZA

Rancho de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank tem energia limpa e homenagem à África; saiba mais sobre o espaço

Espaço fica em Paraíba do Sul, no interior do Rio de Janeiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 31/01/2022 às 18:09 | Atualizado em 31/01/2022 às 18:09
Notícia
X

Com informações da Quem

O ator Bruno Gagliasso está construindo um espaço diferenciado em Paraíba do Sul, no interior do Rio de Janeiro. Com o nome de Rancho da Montanha, o espaço tem como proposta ser mais que uma casa de campo: o artista quer reflorestar a área, criar um santuário de animais silvestres, produzir energia limpa e conectar os filhos à natureza e com suas origens. Ele e sua esposa, Giovanna Ewbank, têm dois filhos adotivos que nasceram no Malawi - Bless e Titi, de sete e oito anos.

Para criar uma conexão com o Malawi, o rancho terá um lago com peixes do país e um baobá, árvore com grande simbologia na cultura africana.

À revista Quem, Bruno contou qual foi sua inspiração para construir o lugar: “Meu pai! Ele me ensinou a amar a natureza desde pequeno. Frequentávamos tanto praia quanto ranchos, fazendas, então pra mim foi um processo bem natural”.

“Sempre quis ter um lugar assim, a Giovanna também. Ela parece um peixe, é muito ligada ao mar. Quando surgiu a oportunidade do rancho não pensamos duas vezes. Quero que meus filhos cresçam cuidando da natureza e dando valor a ela”, acrescentou.

O projeto do rancho da família tem iniciativas sustentáveis, como a produção de energia limpa por meio de 170 placas solares.

Ainda à revista, o artista explicou a decisão: “Me interessei por sustentabilidade quando entendi que somos parte da natureza. Sempre me liguei nisso mas agora é urgente. Precisamos plantar. Precisamos de água. Precisamos respeitar e preservar a natureza. Estudo o tempo todo para aprender mais sobre a natureza. E na hora de construir o rancho ouvimos profissionais de cada área para fazer tudo da melhor forma.”

Bruno disse que reuniu diversos especialistas em cada etapa da execução - desde o lago, que foi construído artificialmente, até o paisagismo.

“O rancho vai gerar impacto positivo na vida das pessoas produzindo água e sequestrando carbono. Aqui no rancho vamos retirar 28 mil toneladas de carbono da atmosfera utilizando alta tecnologia”, comentou.

O ator pretende, ainda, reflorestar parte da região plantando 100 mil árvores. “É o compromisso da minha família. E sinto que cada vez mais amigos, parceiros e vizinhos estão embarcando nessa comigo. Mas se eu tiver que plantar as 90 mil que faltam colocando a mão na terra sozinho, farei com prazer”, afirmou.

Os animais também estão incluídos no planejamento de Bruno. “Estamos transformando o rancho em um lugar de soltura de animais silvestres. Temos um viveiro com uma escola de voo onde reabilitamos animais silvestres, resgatados pelo Ibama das ruas ou do tráfico de animais, e os soltamos. Claro que fazemos isso com ajuda de órgãos competentes. Hoje temos o apoio dos amigos do Instituto Vida Livre, da Garra Animal e da Ampara Animal”, contou o ator à revista Quem.

Bruno e sua esposa, Giovanna Ewbank compartilham detalhes do rancho no Instagram. O espaço ganhou até uma conta na rede social - e já tem mais de 210 mil seguidores.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Giovanna Ewbank (@gioewbank)

“Meus filhos estão apaixonados e criando uma relação muito bonita com o rancho. Principalmente com o lago, que é uma homenagem à África. Além das carpas, trouxemos os ciclídeos, que é uma espécie de peixe de água doce do Malawi, onde meus filhos nasceram. E o baobá é uma árvore originária do continente africano e tem 50 anos. Fiz questão de trazer essa referência das origens do Bless e da Títi, e o Zyan [filho mais novo do casal] também já cresce bebendo de tudo o que a natureza do mundo todo pode dar”, relatou o ator.

“O rancho é o nosso legado para os nossos filhos. A gente tem ensinado a eles o amor pela natureza, o cuidado com o meio ambiente. E para os nossos amigos, seguidores e fãs a gente mostra que com atitudes pequenas no dia a dia ainda dá pra fazer muito por tudo isso que é nosso”, finalizou.

Tags

Autor