Quantos brasileiros vivem na Ucrânia? Embaixada reforça recomendações sobre período de guerra contra a Rússia
A nova orientação da Embaixada brasileira é que os cidadãos do Brasil que estão no país devem ir às estações centrais "na primeira oportunidade"
A embaixada do Brasil na cidade de Kiev, capital da Ucrânia, recomenda que os brasileiros que estão no país busquem rota de saída em direção oeste, rumo às cidades de Lviv e Chop. Nos locais seriam possíveis pegar conexões para a Hungria ou a Polônia.
Leia mais: Onde fica a Usina Nuclear de Chernobyl? Entenda como local tem sido usado na guerra Rússia x Ucrânia
.
Quantos brasileiros vivem na Ucrânia?
O Ministério das Relações Exteriores informou nesse domingo (27), que já auxiliou 80 brasileiros a escaparem da guerra na Ucrânia. Os principais destinos da comunidade brasileira foram a Polônia e a Romênia, países fronteiriços.
O Itamaraty disse que a embaixada em Kiev, capital da Ucrânia, possui registros em lista de outros 100 brasileiros, que permanecem em território ucraniano. Antes da invasão russa, a comunidade brasileira na Ucrânia era estimada em aproximadamente 500 pessoas, um grupo pequeno, conforme dados do governo federal.
Orientações
A nova orientação da Embaixada brasileira é que os cidadãos do Brasil que estão no país devem ir às estações centrais "na primeira oportunidade" e aguardar as partidas de lá. Sendo os horários para a saída dos comboios têm sido definidos de última hora.
Há toques de recolher vigentes em ambas as cidades, que devem ser respeitados. Segundo o comunicado, não há cobrança de passagens.
Primeiras recomendações
Entre as primeiras recomendações, o órgão também pediu que os cidadãos brasileiros que já estivessem nas regiões atacadas "considerem deixá-las sem demora".
Desde que entrou em conflito com a Ucrânia, na madrugada dessa quinta-feira (24), pare das rotas aéreas da região leste da Ucrânia foram fechadas pela Rússia.
A embaixada da Ucrânia no Brasil publicou nota sobre a invasão feita pela Rússia em seu território e classificou a ação como "um ato de guerra".
Rússia invade a Ucrânia e população acorda com explosões