GUERRA

Guerra Ucrânia: turistas são expulsos de hotéis e não conseguem voltar a país

Os viajantes são vítimas das restrições aéreas aplicadas após a invasão da Rússia

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 02/03/2022 às 12:21 | Atualizado em 02/03/2022 às 12:58
Notícia
X

Sem recursos para prolongar sua estada, cerca de 3.000 turistas ucranianos estão retidos na República Dominicana, vítimas das restrições aéreas aplicadas após a invasão russa ao seu país.

A cônsul honorária da Ucrânia, Ilona Oleksandrivna, chorou ao dizer a situação dos viajantes. "Os ucranianos agora precisam da ajuda da República Dominicana, precisam de dinheiro, precisam de roupas, precisam de muitas coisas", afirmou.

Oleksandrivna destacou que, dos cerca de 3.000 viajantes, pelo menos 1.200 foram expulsos dos hotéis onde passaram as férias por não terem dinheiro para prolongar a estada no país, que recebeu cerca de 5 milhões de turistas em 2021, o dobro do que em 2020.

"Neste momento temos turistas na rua (...) Os hotéis os expulsaram porque não têm como pagar", enfatizou.

Ucranianos não conseguem voltar a país

Carlos Mesa, assessor de imigração da cônsul, confirmou que na República Dominicana existem mais de 3.000 ucranianos impossibilitados de retornar ao seu país e, em alguns casos, o seguro desses turistas não cobre sua estada por motivos de guerra.

Sem recursos para ajudar seus compatriotas, Oleksandrivna solicitou uma reunião com o presidente dominicano, Luis Abinader, para expor a situação.

"A Ucrânia quer um encontro com o presidente Luis Abinader, por favor", pediu a cônsul.

O ministro do Turismo dominicano, David Collado, informou que realizará uma reunião com o setor privado para tratar da questão desses viajantes. O responsável assegurou que o governo dominicano "vai reagir com responsabilidade e sensibilidade humana".

Transporte de turistas

A associação de transportadoras turísticas dominicanas (Adotratur), que reúne cerca de 39 empresas dedicadas ao transporte de turistas, oferecerá transporte gratuito para viajantes ucranianos e russos afetados pela guerra, informou em comunicado.

Em retaliação à invasão, os 27 membros da União Europeia anunciaram na noite de domingo o fechamento de seu espaço aéreo para empresas e aeronaves russas. As sanções contra a Rússia aumentaram com o passar dos dias.

Em resposta, a Rússia fechou, "exceto com permissão especial", seu espaço aéreo para empresas de 36 países europeus e Canadá, o que complica a situação de milhares de viajantes espalhados pelo mundo.

A República Dominicana, com suas praias paradisíacas e complexos hoteleiros, é um dos poucos que manteve as fronteiras abertas desde o início da pandemia.

Em janeiro passado, 13.749 turistas da Ucrânia chegaram por via aérea, enquanto em todo o ano de 2021 entraram 85.912, segundo dados do Banco Central. 

Tags

Autor