LIMOEIRO

O que conhecer em Limoeiro? Veja cinco pontos turísticos da cidade de Larissa, do BBB 22

Conheça cinco pontos turísticos de Limoeiro, cidade natal de Larissa, do BBB 22

Notícia
X

A sister Larissa Tomásia foi a última eliminada do BBB 22. Com rejeição recorde na temporada, a pernambucana não caiu nas graças do público e teve que voltar para casa. Antes de entrar no reality, Larissa vivia em Limoeiro, cidade pernambucana, e até usou o limão como emoji oficial da sua torcida.

Mas o que conhecer em Limoeiro durante uma visita à cidade? Preparamos um guia completo sobre o local.

Praça da Bandeira
 

Considerada a principal praça de Limoeiro, a Praça da Bandeira fica localizada no núcleo urbano. Logo em sua entrada principal há um lago artificial com fonte, além de uma ponte larga em madeira e painel em mosaico. Conta também com uma mini concha acústica arquibancada.

O piso da praça em pedras de granito, palmeiras imperiais e árvores de pequeno porte. O entorno é marcado por casas residenciais, algumas comerciais, Grande Hotel de Limoeiro e a antiga Rádio Jornal. Atualmente conta com letreiro com nome da cidade que tornou-se um grande atrativo.

Reprodução/Instagram/@larissatomasia
Larissa Tomásio é natural da cidade de Limoeiro, em Pernambuco. - Reprodução/Instagram/@larissatomasia

 

Igreja Matriz de NS. da Apresentação

Segundo a velha lenda, Limoeiro foi uma aldeia de índios tupis numa região com muito pés de limão, o que justifica o nome da cidade.

Conta-se que o padre Ponciano Coelho chegou à cidade para catequizar os índios, trazendo consigo a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, imagem essa que atraía os índios.

Divulgação/Prefeitura de Limoeiro
Igreja Matriz de NS. da Apresentação é um dos pontos turísticos de Limoeiro - Divulgação/Prefeitura de Limoeiro

Presume-se que o padre Ponciano Coelho fez desaparecer a imagem de Nossa Senhora da Apresentação da capela de Poço do Pau para Limoeiro, aldeia indígena onde hoje se ergue a torre da igreja Matriz, marco da fundação do povoado chamado Limoeiro de Nossa Senhora da Apresentação. 

 

Estátua do Cristo Redentor

É do alto da estátua do Cristo Redentor que se tem uma vista panorâmica da cidade de Limoeiro e suas cidades vizinhas.

Divulgação/Prefeitura de Limoeiro
Estátua do Cristo Redentor é mais um dos pontos turísticos de Limoeiro - Divulgação/Prefeitura de Limoeiro

A escadaria de 670 degraus dá acesso ao cruzeiro e à Capela do Cristo Redentor. A singela capela foi construída em 1905, tendo sua fachada composta por porta central e uma outra lateral, com uma cruz de ferro no frontão.

Tradicionalmente, no dia 1º de janeiro, ocorre uma procissão saindo da cidade, onde os fiéis sobem os degraus até a capela, onde no local é realizada uma missa campal.

 

Casa do Coronel Chico Heráclio

O coronel Francisco Heráclio do Rego, o famoso Chico Heráclio, conhecido como o último dos coronéis, era dono de 20 fazendas. Conserva a mobília da época dos primeiros donos e na garagem da Casa Grande são encontrados automóveis pertencente ao Coronel.

Divulgação/Prefeitura de Limoeiro/Erivaldo Carvalho
Casa do Coronel Chico Heráclio guarda memória e tradição de Limoeiro - Divulgação/Prefeitura de Limoeiro/Erivaldo Carvalho

A estrutura física da casa permanece do mesmo jeito, paredes grossas, portas, corrimão e escada de madeira, portões pesados de ferro. Espalhadas pela casa fotografias da família enfeitam as paredes e mobiliário, as molduras de alguns quadros são também muito antigas.


Pedra do Cristo Salvador

Localizado perto do Morro do Redentor e situado em um afloramento rochoso, é possível ver da Pedra do Cristo Redentor a sede do Município de Limoeiro e o relevo da cidade.

Divulgação/Prefeitura de Limoeiro/Erivaldo Carvalho
Pedra do Cristo Salvador, em Limoeiro - Divulgação/Prefeitura de Limoeiro/Erivaldo Carvalho

Antigamente era conhecida como Pedra do Urubu, teve seu nome modificado para Pedra do Cristo Salvador onde são realizadas Vias-Sacras durante a Páscoa. 

Tags

Autor