FESTIVAL HOLI

FESTIVAL HOLI: qual o significado? Onde acontece? Conheça o festival anual das cores da Índia

Festival Holi, o festival das cores, é tradicional na Índia. Saiba qual é o significado e o que acontece durante a festa, que voltou a ser comemorada

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

AFP, Flávio Oliveira

Publicado em 15/03/2022 às 13:31
Notícia
X

As celebrações do Holi, o festival anual de cores para a chegada da primavera, começaram na Índia.

É a primeira vez que o festival ancestral acontece desde o começo da pandemia de covid-19. Mas de onde como começaram as comemorações do tradicional Festival Holi?

Qual o significado do Festival Holi?

Há uma lenda que explica o surgimento do Festival Holi. Ela envolve o rei Hiranyakashipu e sua irmã, Holika. Ele acreditava ser um deus e exigia ser tratado assim.

Seu filho, Prahlada, recusou-se a fazê-lo pois seguia o deus hindu Vishnu. Repleto de ira pela desobediência do filho, Hiranyakashipu bolou um plano com a irmã para matá-lo.

Holika possuía um xale encantado que a protegia das chamas. Por isso, ela iria levar o sobrinho a uma fogueira e ele seria morto, enquanto ela não seria afetada.

Reprodução/Pixabay
O Festival Holi é muito celebrado por toda a Índia - Reprodução/Pixabay

No entanto, o plano deu errado, pois Vishnu, o deus hindu, salvou Prahlada e foi Holika que morreu nas chamas. Mais tarde, o rei também foi morto pelo deus e Prahlada assumiu o trono.

A moral da história, celebrada no Holi, é que o bem sempre triunfa sobre o mal.

Outro traço marcante do Festival Holi é o pó colorido que é usado durante a celebração. A lenda conta que a história de amor entre as divindades Radha e Krishna foi quem deu início à tradição.

Krishna, que é representado com a pele azul, se apaixona por Radha, que tem a pele clara. Ele se preocupava que a diferença de suas cores fosse impedir que vivessem esse amor e, seguindo um conselho de sua mãe, pediu que Radha pintasse sua pele para que pudessem ficar juntos. 

Onde acontece o Festival Holi?

O Festival Holi acontece por todo o país, mas um dos destinos mais recomendados para os turistas é Udaipur, na região oeste da Índia.

Reprodução/Pixabay
A tradição de celebrar o Festival Holi na Índia é milenar - Reprodução/Pixabay

A cidade segue todas as tradições, celebrando a data com música, dança, tambores e fogos de artifício.

Outra vantagem é que esta é uma cidade relativamente pequena, com cerca de 450 mil habitantes, portanto, menos tumultuada que metrópoles como Bombaim e Deli nas festividades.

Tradição x atualidade na "cidade das viúvas"

Cerca de 2.000 viúvas vivem na cidade de Vrindavan, chamada de "a cidade das viúvas" em Uttar Pradesh, norte da Índia. Suas famílias ultraconservadoras, em sua maioria pobres, as separaram após a morte de seus maridos.

A ideia das viúvas participarem de algum tipo de comemoração ainda era mal vista há uma década, mas neste ano elas puderam aproveitar novamente. E o Festival Holi foi o lugar para isso.

"Ficamos chateadas porque não pudemos comemorar o Holi devido ao coronavírus nos últimos dois anos", disse Shakuntala Davi, viúva de 72 anos, à AFP.

Shakuntala Davi e outras 100 viúvas dançaram, cantaram hinos hindus e foram polvilhadas com tintas coloridas e pétalas de flores no templo Gopinath da cidade.

As celebrações do Holi, das quais milhões de pessoas participam todos os anos, atingirão seu pico na sexta-feira (18) quando será feriado em todo o país.

Tags

Autor