PARAÍBA

Beleza nua: como é a experiência de se despir de preconceitos na Praia de Tambaba na Paraíba?

A equipe de reportagem sentiu na prática a sensação de tomar banho como "veio ao mundo"

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 18/11/2022 às 7:00
Notícia
X

Tambaba é beleza nua, sem vestes de rótulos ou maldades. Sim, a equipe de reportagem fala isso com a experiência de quem de fato fez o mesmo que centenas de turistas do Brasil inteiro e até do exterior semanalmente vão até lá para fazer: se despir qualquer preconceito o e tomar um verdadeiro banho de liberdade.

Localizada na cidade de Conde, a 30 quilômetros da capital João Pessoa, a Praia de Tambaba fica localizada em uma área de proteção ambiental e é considerada uma das mais limpas da Paraíba. Porém é inegável que a fama veio mesmo em 1991 quando foi oficializada como a primeira praia de nudismo do Nordeste. Vale destacar que em todo o Brasil existem apenas 8 praias desse tipo legalizadas, onde a prática é oficialmente liberada.

É claro que a rara chance de poder tomar banho “como se veio ao mundo” chama a atenção de muita gente. Mas convém explicar que a Praia de Tambaba é dividida em duas partes. Na primeira é possível curtir o local, lindo por sinal com até um coqueiro solitário no mar, com roupas normalmente. Já a segunda parte, onde obrigatoriamente é preciso se despir, fica separada por um pequeno morro onde exista uma escadaria para dar passagem.

É uma espécie de portal para o paraíso onde reina a liberdade, porém como qualquer lugar tem regras. Entre elas, é proibida a entrada de homens desacompanhados e praticar atos sexuais. Entre as obrigações está a bem óbvia de ficar totalmente nu. As orientações se encontram escritas em painéis e também são repassadas pessoalmente por um funcionário que fica bem na entrada da parte naturista.

Ciente de todos os procedimentos, os visitantes sobem a escadaria no morro e ao descer do outro lado já se deparam com a beleza nua da Praia de Tambaba que é linda por si só, independentemente dos motivos que trazem os curiosos. Ao final da escadaria, do lado esquerdo, fica uma espécie de tenda onde fica uma placa com o aviso: “retire todas as suas roupas, leve consigo todos os seus pertences, evite áreas ermas ou desertas, não pratique atos sexuais”.

Depois é só sentir na prática a delícia da expressão de sentir como se veio ao mundo. Em todos os sentidos. Com toda ingenuidade e leveza de uma criança, sem maldade, sendo apenas natural. As pessoas deixam as roupas e qualquer preconceito para trás. Lá não é lugar para olhar os outros e sim para si mesmo, para dentro de si, sem qualquer sentimento de culpa. Tambaba é a liberdade de ser quem se é verdade, em essência. Uma beleza despida que ostenta a verdade nua que sempre deveríamos voltar para nossas origens.

Tags

Autor