Zanjón de Granados: fascinante casa com túneis secretos é visita imprescindível para quem quer conhecer história de Buenos Aires
Argentina é um dos destinos mais buscados internacionais por brasileiros

Em 1985, o empresário Jorge Eckstein viu uma mansão abandonada no bairro de San Telmo, em Buenos Aires, e achou que daria um belo restaurante.
A casa estava destruída e precisava de uma grande reforma. Isto não desmotivou Jorge, que fechou o negócio e deu início às obras.
Para surpresa dos profissionais de construção que trabalhavam no local e do empresário, o local contava com túneis secretos para lá de misteriosos.
Qualquer outro empresário comum teria seguido em frente com a obra e deixado os misteriosos labirintos de lado. Não foi o que Jorge fez.
Ele continuou com as obras, mas a ideia do restaurante já não lhe encantava mais. Ele queria fazer história. E conseguiu.
Após 20 anos de obras, Jorge fundou o museu de Zanjón de Granados, uma visita imprescindível e encantadora para quem quer conhecer a história de Buenos Aires.
Zanjón de Granados: casa com labirintos conta parte da história de Buenos Aires
Contactados por Jorge, arqueólogos descobriam que a mansão foi construída em meados de 1830, pertencente a uma família rica de comerciantes espanhóis.
A mansão era enorme e tinha 20 aposentos. Segundo os pesquisadores, ela teria sido abandonada por volta 1860, no auge da febre amarela na Argentina.
E os túneis, quais finalidades tinham? De acordo com os arqueólogos, os labirintos faziam parte de um sistema de drenagem.
Segundo o documento, os túneis foram construído por volta de 1780 com o objetivo de redirecionar um córrego que provocava inundações na região quando chovia.
Há, também, teorias entre os populares que os túneis eram uma rota clandestina para o tráfico de escravos.
.



Visita imprescindível
Além das hipóteses levantadas acima, a mansão conta a história da evolução de Buenos Aires.
É possível apreciar a beleza dos misteriosos túneis e aprender bastante com a explicação dos guias, que se mostram realmente apaixonados pela história do casarão.
Portanto, é mais que recomendado fazer um passeio pela belíssima casa e sair de lá com uma aula de história e cultura.
Ver essa foto no Instagram
Voo direto de varias capitais do Brasil para Argentina
Desde o mês de dezembro do ano passado, a GOL inaugurou o voo direto de Recife-PE para Buenos Aires-ARG, o que facilitou a ida dos pernambucanos para o país vizinho. Há voos semanais, com ida e volta.
Além da capital de Pernambuco, outras cidades do Nordeste do País contam com voos para Buenos Aires, são elas: Salvador, Maceió, Fortaleza, Natal e João Pessoa (que conta com uma escala em Natal).
Além das cidades citadas, São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis contam com voos diretos para Buenos Aires, disponibilizados pela companhia.
Você pode conferir valores e horários aqui
-
1 / 3
-
2 / 3
-
3 / 3