Dicas e informações de viagens, férias e turismo
Turismo de Valor

Descubra dicas de viagem e roteiros para as férias, além dos destinos e atrações que estão em alta no turismo.

LITORAL SUL

São José da Coroa Grande e suas imperdíveis piscinas naturais

Existem quatro piscinas naturais na cidade, todas lindas e bem tranquilas

Leonardo Vasconcelos
Cadastrado por
Leonardo Vasconcelos
Publicado em 12/02/2023 às 7:00
Catamarã Amazônia Azul / Divulgação
As piscinas naturais de São José da Coroa Grande valem muito uma visita para quem gosta tranquilidade pois não são muito visitadas como as vizinhas de Maragogi, em Alagoas - FOTO: Catamarã Amazônia Azul / Divulgação

Dizem que quem foi rei nunca perde a majestade e o conhecido ditado se faz uma linda verdade em São José da Coroa Grande, a 120 quilômetros do Recife. O último município pernambucano no Litoral Sul faz valer uma visita por vários motivos, mas o principal sem dúvida é o que lhe confere o título de realeza que carrega no próprio nome: a coroa. A origem do nome vem dos bancos de areia em formato de coroa que se formam durante a maré baixa e atraem súditos do país inteiro para admirar e curtir as belas piscinas naturais do local.

 

São José da Coroa Grande fica entre dois municípios que tem atrativos mais famosos, no caso Maragogi, em Alagoas, e Tamandaré, em Pernambuco. Porém a cidade não deve nada as vizinhas, principalmente no quesito piscinas naturais pois as dela são mais tranquilas, até pelo menor número de visitantes, ficam mais próximas da costa e em alguns aspectos são mais bonitas que as “concorrentes” mais badaladas. Existem basicamente quatro diferentes piscinas naturais: A do Padroeiro, a dos Peixinhos, a da Prainha e a da Lagoa Azul, sendo que estas duas últimas ficam na região da Praia do Gravatá, na parte mais norte da cidade.

“As piscinas naturais daqui se destacam sob vários aspectos. Primeiro pela proximidade, elas ficam a apenas 600 metros da costa, enquanto que as de Maragogi, por exemplo, tem quase 2 km de distância. Ou seja é mais rápido e mais cômodo visitar as de São José da Coroa Grande. Outro ponto a se destacar é a quase exclusividade delas, pois como ainda não são alvo do turismo de massa, quem vem tem a tranquilidade garantida. Por último temos que ressaltar a cor da água que é impressionante com um fundo de cascalho, encantador de verdade!”, afirmou o secretário de turismo de São José da Coroa Grande, Rodrigo Carvalheira.

Há várias formas de visitá-las, mas a principal é a bordo de um catamarã. O mais tradicional e antigo é o Amazônia Azul que oferece o serviço desde 2010 e tem capacidade para 54 pessoas. No dia da reportagem ele nos levou até as piscinas naturais da Prainha e do Padroeiro que são bem calmas e bonitas (confira no vídeo mais acima). 

Outra opção é você ir até o Beach Club Pé na Areia que fica na Praia do Gravatá e oferece uma ótima estrutura com restaurante, bar, brinquedos, redário, chuveirões e uma ótima área de frente para o mar, bem “pé na areia” mesmo. Além disso tudo, o beach club ainda oferece um ótimo passeio de catamarã até as piscinas naturais que ficam bem em frente à Praia do Gravatá. A equipe de reportagem embarcou rumo à da Lagoa Azul que como o nome já dá uma pista encanta pelas tranquilas águas de forte tom azul.

Porém não só das piscinas naturais vive São José da Coroa Grande que também oferece atividades de aventura. No próprio Pé na Areia é possível agendar um passeio de quadriciclo que sai bem ao lado do beach club. São quatro roteiros oferecidos, todos bem legais e com atrativos diferentes. Optamos pela rota do giz que contempla um mirante e a enorme e linda Barreira do Giz.

Realmente, apesar da forte concorrência das vizinhas, São José da Coroa Grande tem tudo pra voltar a reinar no turismo da região. A coroa já tem e, como vimos na reportagem, é linda! 

Comentários

Últimas notícias