08
ago

Conheça sete benefícios de pular corda

08 / ago
Publicado por Luana Ponsoni às 17:07

Quem nunca pulou corda na infância?  Além de divertida, essa atividade pode ser um exercício poderoso para os  que gostariam de eliminar gordurinhas, ganhar mais condicionamento físico e estão à procura de uma vida mais saudável. Some-se a isso, o fato de não demandar um alto investimento e ainda poder ser feito em qualquer lugar com um pouco mais de espaço.

 Conheça sete benefícios de pular corda:

Praticidade

Apenas uma corda e um espaço aberto são o suficiente para começar a se exercitar. Você pode até usar a sala da sua casa para praticar. Em um belo dia de sol, que tal ir até ao parque e aproveitar o dia pulando corda? Também é uma alternativa prática para aqueles que não têm uma rotina previsível e horário certo para se exercitar. Como a corda é fácil de transportar, basta colocá-la na bolsa e usufruir daquele tempo livre que seria perdido nas redes sociais ou algo sem muito proveito.

Equilíbrio

Por mais que seja também uma brincadeira de criança, pular corda exige equilíbrio, estabilidade e agilidade. Com o tempo, a prática será aperfeiçoada, os exercícios ficarão mais difíceis e o corpo mais resistente a entorses e possíveis lesões.

Coordenação motora

Para pular corda é preciso sincronia entre os movimentos das mãos (girando a corda) e dos pés (saltando) e muita atenção. Com o tempo, é normal que a atividade se torne mais fácil e você precise estipular desafios maiores, formas diferentes de pular a corda, etc. fazendo com que seu corpo e mente sejam estimulados cada vez mais.

 

Trinta minutos pulando corda podem gerar um gasto de 330 calorias. Foto: Divulgação

 

Elimina calorias

Pular corda pode ajudar no emagrecimento com diversão e praticidade. Praticar a atividade por 30 minutos ao dia, em linhas gerais, pode significar uma queima de até 330 calorias. Em 15 minutos de corda, você pode ter o gasto calórico equivalente a 1 hora de caminhada. Que tal aproveitar e pular? Para aqueles que aliam o exercício com outras atividades físicas, os resultados serão ainda mais efetivos.

Evolução

É possível controlar de perto a sua evolução pulando corda, pois além de cronometrar tempo ou fazer novos movimentos, é possível registrar quantos saltos foram realizados por dia e se desafiar a sempre ultrapassar a última marca. Registrar sua evolução permite que você se lembre constantemente da sua dedicação e não desanime.

Coração saudável

Quando praticado diariamente, o exercício possibilita a melhora da saúde do coração. Quando é comparado a outras atividades de baixa ou moderada intensidade, aparece como uma boa  estratégia para melhorar o sistema cardiovascular.

Músculos fortes

Os benefícios para o corpo não se limitam à perda de peso e melhora da saúde. É possível tonificar os músculos de todo o corpo pulando corda, mas os das coxas, canelas e da panturrilha são os mais trabalhados. Os braços também não ficam de fora.

Faça o teste

Você se considera uma pessoa com hábitos saudáveis? Que tal testar seus conhecimentos e saber se realmente você está fazendo as coisas da forma correta? Clique na imagem abaixo, conecte-se com seu Facebook, responda o quiz e compartilhe seu resultado com os amigos

 

 

 

 


Veja também