19
fev

5 dicas para retomar a rotina saudável depois do Carnaval

19 / fev
Publicado por Gabriela Máxima às 19:34

Natal, Réveillon e Carnaval. Muitas pessoas aproveitam o período festivo para extravasar e deixar de lado o compromisso com dieta e treinos. Depois que a época termina, voltar à rotina fica muito mais complicado. O corpo não responde aos estímulos e organismo resiste aos alimentos saudáveis. Confira as dicas para retomar a rotina.

DICAS

Ajuda profissional – Além dos treinos sob o comando de um educador físico, é importante consultar um nutricionista esportivo. O profissional vai elaborar uma dieta de acordo com os novos objetivos.

Sem cobrança – Não adianta correr atrás do prejuízo com ansiedade. Nesse período de readaptação, é importante pegar leve, pois a sobrecarga pode aumentar o risco de lesões.

Rotina – Estabeleça uma rotina para os treinos e para a dieta. Faça os exercícios pelo menos três vezes na semana e siga o cardápio. É essa regularidade que vai agilizar o surgimento dos resultados.

Disciplina – Pelo menos nesse período de readaptação alimentar, evite doces, frituras, produtos industrializados e bebidas alcoólicas.

Descanso – A maratona de festas é cansativa e exige descanso. Além disso, recuperar a disposição deve ser uma prioridade para voltar ainda melhor.

NÃO RECOMENDADO

Exagero – Não tente repetir o treino que você fazia antes da pausa. O corpo não tem a mesma força e não está mais acostumado como antes.

Remédio – Não adianta tomar inibidores de apetite, tampouco optar pelos diuréticos. Esses produtos podem causar problemas renais.

Da moda – Não copie a dieta da moda só porque os famosos aderiram para secar no verão. Cada pessoa tem sua individualidade e precisa ser respeitada.

Sem invenção – Não escolha uma atividade nova acreditando que emagrecerá mais rápido. Volte aos treinos lentamente e procure um profissional para orientá-lo.

APOSTAS

Alimentos naturais, principalmente os que apresentam características anti-inflamatórias para reduzir a sensação de mal-estar e o inchaço.

Água – Limpa o organismo, reduz a retenção de líquido e ajuda o funcionamento do organismo.

Abacate – Rico em beta-sitosterol e fitoesteróis, substância anti-inflamatórias, o alimento é poderoso em nutrientes, gordura mono e insaturada. Também reduz o colesterol e açúcar no sangue.

Alho – Carboidrato com baixo teor calórico, o alho não é totalmente digerido pelo organismo e o que sobra alimenta as bactérias boas do organismo e garante um intestino saudável.

Gengibre – Composto por anti-inflamatórios que combatem os radicais livres do organismo. Ele trata e previne enfermidades e ajuda a proteger o sistema imunológico.

Ovos – Especialistas garantem que é um dos alimentos mais completos. Possui substâncias antioxidantes, vitaminas A, D, E e K, magnésio, ferro, entre outras, que combatem o envelhecimento precoce.


Veja também