22
ago

Notícia fake oferece produtos esportivos e status de influenciador

22 / ago
Publicado por Gabriela Máxima às 16:48

Em tempos de Instagram, muitos internautas ficam alucinados com a ideia de acumular seguidores e se tornar um digital influencer. Pensando nisso, no início dessa semana, um perfil na rede social lançou uma proposta tentadora: seguir a conta e compartilhar uma foto que cita o passo a passo do processo. Os 100 selecionados ganhariam produtos de graça e assumiram um status de influencer. O perfil apresenta o nome “Adidas Influenciadores”, uma das marcas esportivas que mais investem em publicidade nas redes sociais por meio de “embaixadores” da empresa.

Muitas pessoas caíram na pegadinha e, em seguida, se tornaram alvo de chacota. No âmbito esportivo, marcas como Adidas, Nike, Asics, entre outras, utilizam atletas profissionais como garotos-propagandas. Eles já são patrocinados pela empresa e a parceria utiliza a ferramenta on-line para apresentar os lançamentos e ganhar mais admiradores dos produtos. Afinal, quem não quer a chuteira que Neymar calça na foto do Instagram? Crianças, adolescentes e até adultos piram com a ideia.


Outra estratégia utilizada pelas marcas é justamente selecionar atletas amadores com status de digital influencer para postar as novidades nas redes sociais. As empresas escolhem os mais populares, os que apresentam melhores tempos e abusam do Instagram para mostrar os treinos. Entre os amadores, muita gente quer ter  seguidores e ganhar presentinhos. O anúncio do perfil fake prometia produtos de graça e status de influenciador.

Quem não caiu na pegadinha criticou as pessoas que repostaram o anúncio. Os “espertos” alegaram que os outros precisariam trabalhar para comprar roupas, tênis e acessórios esportivos. Criticaram a ingenuidade em acreditar que eles conseguiriam algo muito fácil. Criticaram o fato que nenhuma empresa vai oferecer algo de graça. O problema não é a pessoa acreditar e replicar a mensagem. O problema é alguém perder tempo elaborando a notícia fake e mobilizar milhares de pessoas na internet. Qual a finalidade, afinal?

COMUNICADO DA ADIDAS

“O perfil falso @adidasinfluenciadores publicou ontem uma promoção na qual a adidas supostamente recruta influenciadores. Assim como o perfil, a promoção é falsa. A adidas está tomando as medidas necessárias para punir os responsáveis. A adidas reforça que se comunica exclusivamente por seu canal oficial @adidasbrasil”.


Veja também