24
out

Varizes: entenda como os exercícios podem dar um basta nesse mal

24 / out
Publicado por Luana Ponsoni às 11:07

Exercícios ajudam a manter a elasticidade dos vasos sanguíneos. Foto: Anna Moskvina/ Shutterstok

Não é novidade que a prática constante de exercícios é uma grande aliada na promoção da saúde global e qualidade de vida. Mas, além de manter o peso corporal, evitar fatores de risco como hipertensão arterial, diabetes e obesidade, os exercícios também atuam, de foram determinante, no combate a alguns vilões da beleza feminina. Um deles são os indesejáveis vasos sobressalentes na região das pernas, as varizes.

Esses vasos costumam aparecer especificamente nessa parte do corpo porque, quando passamos muito tempo sentados ou de pé, ocorre um aumento na pressão nos membros inferiores. Além de ser um inconveniente no que diz respeito à estética, o problema também pode gerar sintomas de desconforto. Muitas pessoas apresentam quadros de dor, cansaço excessivo nas pernas e, em casos mais graves, há risco de doenças de cunho circulatório.

O exercício atua como poderoso aliado no combate e prevenção desse mal porque aumenta o fluxo sanguíneo, melhorando a circulação e fortalecendo os vasos.

A personal trainer Fernanda Pereira desmistifica o medo de fazer exercícios, presente em algumas mulheres que têm varizes. Foto: Arquivo Pessoal

“A maioria de nós tem, pelo menos, varizes ou inchaço nas pernas. E muitas mulheres têm medo de fazer exercício, pois pensam que irá piorar a situação, aumentando as varizes. Na realidade, é bem ao contrário! O sangue do nosso corpo é transportado pelas veias. Quando elas perdem elasticidade, o sangue se acumula, fazendo-as dilatar, formando as varizes. Um ponto muito importante é fortalecer os músculos da panturrilha, que bombeiam o fluxo de sangue das pernas de volta para o coração. Esse músculo fortalecido evita a retenção de líquido e o acúmulo de sangue nas veias”, apontou a personal trainer Fernanda Pereira, especialista no treinamento feminino .

TREINO

Os trabalhos de força, como a musculação, são ideais para fortalecer o corpo como um todo, inclusive a panturrilha. Mas um profissional de Educação Física saberá indicar mais opções para o objetivo de afastar o risco dos vasos sobressalentes nas pernas. “Escolha uma atividade e movimente seu corpo! Exercício é vida”, completou Fernanda.

 


Veja também