08
nov

Crossfit: seis dicas para evoluir na prática com segurança

08 / nov
Publicado por Luana Ponsoni às 12:10

O CrossFit é um dos esportes mais procurados do momento. Duas das características que têm atraído tantos adeptos é o fato de ser mais dinâmico que a musculação, por exemplo, e bastante desafiador.  Diferente do que muitos pensam, também não tem restrições de faixa etária e público. O risco de lesões, como em qualquer esporte, se intensifica, porém, quando o praticante não respeita ou não conhece os limites do próprio corpo. Também no momento em que não dá atenção às recomendações do coaches.

A fama de ser uma “fábrica de lesões”, porém,  está passando com o trabalho de coaches sérios e boxes credenciadas.

Confira dicas de especialistas para evoluir na prática com segurança.

1-Mantenha sempre a postura ereta durante o treino. Tente não olhar para os pés ou curvar os ombros para proteger sua lombar.

2-Planejamento é essencial para sua evolução no esporte. Sente com seu coach e já estabeleça os objetivos para o próximo mês. Isto vai evitar o risco de você exagerar ou pegue leve demais no box.

3-As pegadas são extremamente importantes em todos os exercícios. Mínimos detalhes podem causar desequilíbrio ou perda de força. Não deixe de tirar suas dúvidas de pegada com o coach. Vale também prestar atenção nos atletas mais experientes.

4-Melhore a respiração. É algo que se faz todo dia para sobreviver, mas, no meio de um WOD intenso, muitos esquecem de respirar corretamente. Tentar respirar de forma lenta e profunda pelo nariz é a dica. O ideal é só usar a boca em sprints ou no final da série.

5-Priorize a mobilidade. Força sem mobilidade pode muitas vez ser ineficaz. Um atleta com grande mobilidade também tem menos chance de sofrer lesões e vai evoluir com segurança no tempo certo.

6-Sempre procure uma box credenciada, que tenha técnicos de qualidade. Isto é extremamente importante para sua segurança. Duas box jamais serão idênticas. Talvez uma experiência ruim em um lugar, não se repita em outra localidade. Sempre busque indicação de amigos e atletas. Uma companhia conhecida é uma ótima maneira de se iniciar no esporte.


Veja também