29
nov

5 benefícios de praticar exercícios ao ar livre

29 / nov
Publicado por Gabriela Máxima às 15:15

Foto: Divulgação

Praticar exercícios físicos é muito importante para a saúde física e mental. Uma boa alternativa é aproveitar os dias mais quentes de verão para realizar as atividades ao ar livre. Confira os benefícios de interagir com grupos e movimentar o corpo.

1. Respirar ar puro – Com o estilo de vida moderno, está cada vez mais difícil respirar ar puro.  A prática de exercícios geralmente acontece dentro de academias, local fechado e barulhento. Sair da rotina e conhecer pessoas traz muitos benefícios para o bem-estar, autoestima e, sobretudo, para a saúde.

2. Aumento da vitamina D – A exposição sadia ao sol ajuda a sintetizar a vitamina D, elemento importantíssimo para o organismo executar diversas funções. Lembrando que ao se exercitar entre 10h e 16h, deve-se usar um protetor solar indicado para o seu tipo de pele.

3. Melhores resultados – O contato com a natureza faz com que as pessoas se sintam mais motivadas a praticar exercícios ao ar livre, tornando a atividade mais agradável e divertida. É possível fazer exercícios mais criativos e diferentes daqueles executados dentro de um ginásio ou academia. Essa motivação faz com as pessoas realizem as atividades por mais tempo, devido à ativação da adrenalina e dos hormônios do prazer.

4. Variedade nos exercícios – Ao se exercitar ao ar livre, as pessoas costumam realizar um maior diversidade de modalidades e treinar vários movimentos que, em geral, não realizam dentro de locais fechados, justamente, pela limitação de espaço.

5. Mais foco – Praticar atividades físicas ao ar livre aumenta o nível de atenção e concentração. Uma pesquisa feita pelo Departamento de Recursos Naturais e Ciências Ambientais da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e publicada no Pub Med, com crianças entre sete e doze anos, revelou que um passeio, cerca de 20 minutos, em um parque com áreas verdes tem efeito positivo em seus níveis de atenção e concentração.


Veja também