07
dez

Corrida: dicas para quem quer começar no esporte

07 / dez
Publicado por Luana Ponsoni às 14:57

Ter a liberação de um clínico geral ou de um cardiologista é o primeiro passo para quem quer começar a correr. Foto: divulgação

A corrida tem ganhado muitos adeptos nos últimos tempos. Os benefícios físicos, psicológicos e estéticos dessa prática são inúmeros. Por outro lado, o número de pessoas que costumam desistir, já no início do treinamento, também é alto. Por isso, antes de colocar um tênis e decidir correr por aí é importante se ater a algumas observações importantes.

O primeiro passo é buscar a liberação de um médico para a prática. Essa liberação é feita geralmente por um cardiologista ou clínico geral após uma avaliação. Esse momento serve para o especialista conhecer o histórico familiar dos indivíduos no que diz respeito à fatores de risco e possíveis lesões. Estando tudo certo, é importante recorrer ao acompanhamento de um profissional de Educação Física.

A escolha do tênis e de roupas adequados também é de extrema importância, assim como o local do treino – parques com pistas de corrida acabam sendo a melhor opção neste momento.

Outras dicas importantes:

– Realize um aquecimento antes de iniciar seu treino, mobilizando as articulações do quadril, joelho e tornozelo.

– Respire naturalmente, porém, de forma cadenciada.

– Cuide da postura: quando estiver correndo, contraia a musculatura abdominal, mantenha o tronco ereto e balance os braços naturalmente.

– Não corra na ponta dos pés, o movimento sempre deve começar pelos calcanhares.

– Alimente-se adequadamente antes da corrida e nunca pratique o esporte em jejum.

– Descanse entre os dias de treino; é recomendável alternar os dias de prática.

– Não corra se estiver com alguma lesão; escute seu corpo!

– Sem exageros: respeite o seu ritmo e os seus limites.

 


Veja também