29
jan

Alerta para os riscos do sedentarismo

29 / jan
Publicado por Gabriela Máxima às 14:43

Sedentarismo é considerado a doença do século e é caracterizado pela ausência de atividade física, gerando, assim, um gasto calórico reduzido. Uma triste realidade é que o estilo de vida atual também influencia a vida sedentária, como utilizar o carro para pequenos trajetos, uso de escadas rolantes, deixar de fazer algumas atividades domésticas, passar horas em frente ao computador, videogame, televisão e não ter uma alimentação saudável.

5 benefícios da atividade física que ultrapassam a estética

Cheirar pizza por 2 minutos pode ajudar a resistir a junk foods

Atividade física pode combater a depressão

CONSEQUÊNCIAS

Além do aumento de peso, o sedentarismo pode causar fraqueza muscular, dor nas articulações, aumento do colesterol, triglicerídios plasmáticos e glicose sanguínea, apneia do sono, dificuldade de respiração, diminuição da circulação do sangue, raciocínio lento, redução da densidade mineral óssea, gordura no fígado, Diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares como AVC ou infarto. Vale complementar, que também é reconhecido como o principal fator que leva ao aumento do risco de morte súbita.

Segundo pesquisas, o sedentarismo está relacionado com a obesidade, atingindo em torno de 70% da população. Antes, o que era um estilo de vida, hoje se transformou em um problema de saúde.

PRATIQUE EXERCÍCIOS

Para evitar o sedentarismo na sua vida, é fundamental praticar atividades físicas regularmente, pelo menos três vezes por semana, bem como manter uma alimentação balanceada, livre de gorduras, açúcares e industrializados. Além disso, trocar elevadores por escadas e o carro por pequenos trajetos caminhando, também é um bom conselho. Entre os exercícios indicados para combater o sedentarismo, estão a caminhada, corrida, natação, jogar bola, vôlei, basquete, pedalar ou treinar na academia. Uma recomendação antes de começar a atividade física, é fazer uma consulta ao médico e assim, poder fazer os exercícios com tranquilidade e segurança.

Você sabia que, por meio de uma atividade física regular, aliada a uma boa alimentação, a tendência é o indivíduo ficar longe do sedentarismo e, consequentemente, de doenças. É muito importante escolher algo que você goste de fazer, para o exercício não ser encarado apenas como uma obrigação, mas sim, como algo prazeroso.


Veja também