01
fev

Será que açaí engorda?

01 / fev
Publicado por Luana Ponsoni às 17:37

O açaí é considerado um superalimento em razão das diversas propriedades nutricionais. Foto: Divulgação

Com a chegada do Verão, o consumo de açaí aumenta consideravelmente. O fruto originário do Pará está na lista de superalimentos, em razão do alto valor nutritivo. É rico em vitamina E, ferro, fibras, fósforo, minerais, cálcio e potássio, que, dentre outras propriedades, ajudam a combater os radicais livres. Contém vitamina B1 e teor elevado de antocianinas, de poder antioxidante. Mas é necessário consumir com moderação em razão do alto valor calórico, que fica ainda maior em razão dos muitos acompanhamentos que combinam com a fruta.

De acordo com a  nutricionista Aline de Andrade,  o xarope de guaraná e a granola são alguns dos ingredientes que contribuem consideravelmente para aumentar as calorias das receitas envolvendo açaí. “Tome cuidado com os açaís comprados por aí, pois alguns deles vêm lotados de açúcar, xaropes e alguns até com leite condensado. O açaí acaba se tornado uma bomba calórica”, alertou.

A nutricionista ressalta que é importante não exagerar nas quantidades. Para se obter os benefícios que o alimento pode oferecer sem abusar nas calorias, deve-se consumir entre 100 g e 200 g. E somente uma vez ao dia.


Veja também