06
fev

Dicas para manter o corpo hidratado no verão

06 / fev
Publicado por Gabriela Máxima às 11:32

 

O verão liga um alerta para quem sofre com o forte calor. Quando a temperatura do corpo se eleva, aumenta também a transpiração, que tem como objetivo resfriar o corpo, mantendo-o na temperatura adequada para o seu funcionamento. A transpiração promove a perda de água e sais minerais, o que pode ocasionar um quadro de desidratação. Por isso, é muito importante tomar alguns cuidados com a alimentação nesta época do ano, especialmente para as crianças.

PARA AS CRIANÇAS

Dos 7 aos 12 meses de idade, a necessidade de água do bebê é de cerca de 800 ml de água. Já de 1 a 3 anos, chega a 1,3 litros por dia, contando com os outros líquidos, como a fórmula láctea.Dos 3 aos 8 anos, a recomendação cresce novamente para 1,7 ml, contemplando outros líquidos. “Além de revigorar o corpo e ajudar no metabolismo, a hidratação com água colabora para que a pele fique com um aspecto mais saudável, com a cor e aparências normais, além de contribuir para o não aparecimento de manchas e descamações”, salienta a nutricionista.

OPÇÕES PARA HIDRATAÇÃO  (além da água)

Água de coco – Ótima para manter a hidratação em dias quentes, mas não deve ser usada como substituta da água natural. Ela é rica em sais minerais como sódio e potássio e, em excesso, podem sobrecarregar os rins. Indicada somente após 1 ano de idade.

Suco natural – Fonte de vitaminas e minerais, mas possui frutose (açúcar natural das frutas) e quantidade menor de fibras quando comparado à fruta.


Veja também