07
fev

Cicloviajante percorre o Nordeste de bicicleta

07 / fev
Publicado por Gabriela Máxima às 12:30

Bike carinhosamente batizada por Turmalina. Foto: Arquivo Pessoal

Já imaginou completar uma longa viagem de bicicleta? Este é o sonho do mineiro Leonardo Bressane, que desde o início de novembro de 2018 iniciou uma jornada para conhecer as raízes dos nove estados do Nordeste. A proposta da viagem é fazer parada em cada capital para explorar as riquezas da região por um mês. Leonardo já passou por Sergipe, Alagoas e atualmente está em Pernambuco. O planejamento tem como prioridade se aventurar pelo resto do Nordeste, mais os estados de Tocantins, Piauí e Goiás. “Esse projeto era um sonho que tinha desde a adolescência. Queria rodar o Brasil de bicicleta. Resolvi colocar a ideia em prática em 2018. Comprei uma bike e os acessórios de segurança e fiz alguns testes físicos com a bicicleta”, comentou o cicloviajante.

A maior dificuldade, Leonardo garante, é carregar o dobro do peso de seu corpo na bike. Aos 26 anos, ele precisa levar a bagagem, além do próprio peso da bicicleta. “Quando o percurso tem muita ladeira eu canso mais. Eu tenho resistência, mas sinto o peso maior nos braços e nas pernas. De qualquer forma, me adaptei bem ao estilo da viagem e a receptividade das pessoas nos lugares que chego conforta”, relatou.

Leonardo Bressane curtinho passeio pelo litoral. Foto: Arquivo Pessoal

PROJETO

Leonardo Bressane é artesão e produz acessórios para garantir os custos da viagem. Além disso, ele elaborou um projeto de preservação da natureza pelas cidades que contemplam sua trajetória. Ele recebeu o apoio da ONG Canto Vivo, que forneceu 3.000 sementes prontas para serem plantadas, além de ajudar no recolhimento de lixo nas praias. “Estou juntando anéis de latinha e ao final da viagem quero reunir todas em uma garrafa PET para ajudar na construção de uma cadeira de rodas”, pontuou.

O projeto também prevê visitas em escolas para espalhar a ideia de preservação do meio ambiente.

Cicloviajante recolhendo o lixo na praia. Foto: Arquivo Pessoal


Veja também