23
maio

Os benefícios de incentivar a prática esportiva entre as crianças

23 / maio
Publicado por Luana Ponsoni às 14:56

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

A infância é  uma etapa de descobertas, de aprendizado e, principalmente, o momento ideal para iniciar na prática de esportes. Quanto mais cedo se começa a exercitar o corpo, a acostumá-lo ao esforço que uma prática esportiva exige, mais fácil será para realizar essas mesmas atividades no futuro. A iniciação nos esportes também ajuda a desenvolver diversas habilidades nas crianças, como a coordenação motora, flexibilidade, a socialização, entre outros

Ao jogar futebol, por exemplo, uma criança aprenderá noções de espaço, de trabalho em equipe, de liderança, de responsabilidade, entre tantas outras capacitações físicas e mentais. Crianças que praticam esporte também está cuidando da saúde. O índice de obesidade infantil infelizmente tem crescido nos últimos anos, e isso se deve, em parte, a hábitos sedentários. Dados levantados pela Associação Brasileira para Estudos da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), apontam que 15% das crianças do País estão na faixa de sobrepeso e obesidade.

“Infelizmente, como o número de crianças portadoras de sobrepeso e obesidade tem crescido de forma expressiva no Brasil, assim como no restante do mundo, a vinda desses pacientes aos consultórios de endocrinologistas tem sido cada vez mais frequente”, observou o endocrinologista Dr. Ruy Lyra.

BENEFÍCIOS

1. Estimula e conscientiza para viver uma vida mais saudável;

2.  Promove a interação social e trabalho em equipe;

3.  Ajuda a desenvolver capacidades físicas e o crescimento;

4. Favorece o desenvolvimento de habilidades como o raciocínio e coordenação motora;

5.  Aprendizado a respeito a questões como higiene, saúde e responsabilidades.


Veja também