11
jun

Conheça o método tabata, benefícios e contraindicações

11 / jun
Publicado por Luana Ponsoni às 17:12

Método tabata pode trazer treinos curtos, mas muito intensos. Foto: Divulgação

Desenvolvido pelo cientista japonês Izumi Tabata, o método nada mais é que uma das formas de realizar o trenamento intervalado de alta intensidade (HIIT, na sigla em inglês). Consiste em oito séries de exercícios realizados em altíssima intensidade, durante basicamente 20 segundos, com 10 segundos de descanso.  Apesar de se tratar de um programa teoricamente curto, costuma levar o corpo ao extremo.

BENEFÍCIOS DO TREINO TABATA

Queima de gordura 

Para lidar com a intensidade de treinos como o tabata, o corpo aumenta o metabolismo basal. Qualquer aumento nessa taxa aumenta também a quantidade de gordura queimada pelo corpo, mesmo no período de repouso.

Aumento da massa magra

Como estressam o tecido muscular, os exercícios propostos pelo método tabata exigem que o corpo exerça a recuperação dessas fibras, proporcionando o ganho de massa muscular.

Aumento das capacidades anaeróbias e aeróbias

O cientista Izumi Tabata realizou estudo com o método, que apontou aumento de 14% na capacidade aeróbica e de 28% na capacidade anaeróbica dos participantes. Essas características correspondem aumento da resistência como um todo.

CONTRAINDICAÇÕES

Não deve ser praticado por sedentários e pessoas que não têm um bom nível de condicionamento físico. Mesmo quem já tem aptidão para executá-lo deve fazê-lo sob a supervisão de um profissional de Educação Física. Aquecer antes do tabata é essencial, assim como de qualquer exercício físico. Antes de iniciar qualquer programa de treinamento, porém, o recomendado é passar por uma avaliação clínica para que os benefícios proporcionados pelos exercícios não venham acompanhados por sustos ou surpresas desagradáveis.

 


Veja também