14
jun

Aproveite o segundo semestre para atingir suas metas na corrida

14 / jun
Publicado por Gabriela Máxima às 13:33

O calendário de corridas de rua reserva muitas provas para os atletas colocarem em prática o treinamento realizado no primeiro semestre. A profissional de educação física e treinadora especializada em corrida Paula Pinheiro explicou que é importante aproveitar o período para se desafiar no esporte. Para isso, o corredor pode traçar objetivos e escolher um evento para buscá-los. A profissional falou também sobre manutenção do condicionamento físico, aumento de quilometragem e performance.

CONDICIONAMENTO

“O calendário de provas de corrida no ano é recheado. É importante saber escolher suas provas alvo. O que seria isso? Corridas que você pretende alcançar algum objetivo. Não dá para toda corrida ser seu RP (recorde pessoal)!  Estamos chegando na segunda metade do ano, e se você não tem nenhuma prova alvo no segundo semestre, o que fazer? Continuar correndo, escolher algumas provas para fazer como manutenção de treino e ajuste de pequenos detalhes como controle de ritmo, sprint negativo e muito mais estratégia.  Se for corredor de longas distância, hora de reduzir o volume dos ciclos de treino e focar em distâncias menores. O que não pode é tirar férias dos treinos, porque lembre-se: quanto mais treinado você for mais resistente você será”

Profissional de educação física Paula Pinheiro

QUILOMETRAGEM – “O aumento do volume de treinamento é pensado de forma individual e, principalmente, identificando qual é o momento atual do condicionamento do corredor. A progressão no volume de treinamento, normalmente, e de mais ou menos 10% do volume semanal treinado pelo corredor. Lembrando que não existe uma regra fixa, e que em algumas fases do treinamento precisa-se fazer regressão do volume (por exemplo numa semana de treinos regenerativos). Precisa-se planejamento adequado, por isso, a importância de um treinador que saiba fazer sua periodização para seu objetivo. O segredo é aquisição de volume de forma orientada, aumentar algumas vezes as sessões de treinos da semana”.

VELOCIDADE – “Para ganhar velocidade na corrida é importante utilizar treinos intervalados e o famosinho fartlek (que usa mudança de ritmo). Porém esses treinos tem que ser inserido num contexto. Não adianta sair por aí fazendo treinos de “tiros” todos os dias, isso pode acabar deixando você esgotado, lesionado e longe do seu objetivo de correr mais rápido. Se você treina de 3 a 4 vezes por semana, inclui 1 a 2 treinos de velocidade, para que seu corpo tenha o tempo de recuperação necessária. Mas além dos treinos intervalados, você precisa ter músculos fortes para desenvolver maior resistência. Então, investir nos treinos de força garante ao corredor uma capacidade maior de responder aos estímulos dos treinos de aquisição de velocidade”.


Veja também