01
jul

Fortalecimento eficiente com o método pilates

01 / jul
Publicado por Gabriela Máxima às 12:50

O método pilates trabalha toda as estruturas do corpo. Foto: Gabriela Máxima/Editoria de Esportes

É comum as pessoas imaginarem que aula de pilates trabalha apenas com alongamentos e acontece de forma monótona. Vale ressaltar que elas estão redondamente enganadas. O método é desenvolvido para melhorar o condicionamento físico e configura atividade importante para a performance de atletas profissionais e amadores. A fisioterapeuta e instrutora de pilates Carol Aretakis explicou como funciona o método.

“Trabalha condicionamento físico a partir do centro de força, que é a força central do corpo, seguindo até as extremidades, tanto para membros superiores, quanto para membros inferiores. O centro é o que dá sustentação ao corpo”, comentou Carol, que continuou. “O pilates trabalha de forma global. A intenção é fortalecer as musculaturas mais profundas, não só as musculaturas superficiais. Então isso vai dar uma base melhor durante os movimentos”, argumentou.

Layanne Ohara, também fisioterapeuta e instrutora de pilates, compartilha a ideia e acrescenta mais benefícios sobre a modalidade. “Vai melhorar a questão do alinhamento. Agregando tudo isso, vai trazer benefícios em questão de performance e gasto de energia. Trabalha-se muita a respiração também. A ideia é tentar manter o atleta forte do início ao fim, além trabalhar na prevenção de lesões e na questão postural”, concluiu a profissional.


Veja também