03
jul

Seis alimentos que aumentam desempenho nos treinos

03 / jul
Publicado por Luana Ponsoni às 16:37

As prateleiras estão cheias de suplementos que, de fato, ajudam a melhorar o desempenho e a recuperação dos praticantes de exercícios físicos. Mas muitos se esquecem que esses efeitos também são oferecidos por muitos alimentos disponíveis na natureza. De acordo com o médico especialista em nutrologia e medicina preventiva Humberto Arruda, o ideal é apostar em dietas que priorizem comida de verdade. O especialista, inclusive, listou para o Blog Vida Fit alguns alimentos que ajudam a melhorar o rendimento durante o treinamento.

Dr. Humberto Arruda aconselha dietas com alimentos naturais. Foto: Divulgação

CONFIRA SEIS ALIMENTOS QUE AJUDAM A MELHORAR O DESEMPENHO NOS TREINOS

 

BETERRABA 

As beterrabas são ricas em nitrato inorgânico, um composto que melhora a resistência.  Após o consumo, o nitrato dietético transforma-se em nitrito. Nas situações de baixa disponibilidade de oxigênio, o nitrito pode ser convertido para o óxido nítrico, aumentando a eficiência muscular e oxigenação e, consequentemente, melhorando o desempenho no exercício.

 

CÚRCUMA 

A cúrcuma é conhecida por seus efeitos anti-inflamatórios, que aliviam dores musculares e rigidez resultantes do exercício intenso. Estudo recente mostrou que pode, inclusive, reduzir evidência de lesão muscular e diminuir a intensidade da dor 48 horas após o exercício.

 

ROMÃ

Assim como a cúrcuma, a romã tem propriedades que promovem a redução da inflamação. Estudos indicaram que o consumo de romã reduziu fraqueza muscular e dor, além de favorecer a melhora do desempenho em indivíduos treinados.

 

MAÇÃ

As maçãs são ricas em fitoquímicos, sendo também boa fonte de quercetina, um flavonóide que pode beneficiar o desempenho de resistência e atua contra a inflamação induzida pelo exercício. Além disso, relatórios pré-clínicos sugerem que a quercetina pode aumentar a produção de mitocôndrias, organelas responsáveis pela respiração celular e, consequentemente, pela produção de energia.

 

UVAS E VINHO TINTO

Os efeitos do resveratrol, um polifenol natural, incluem a proteção cardiovascular e a melhora de distúrbios metabólicos. Estudos mostraram benefícios impressionantes em resistência e mudanças favoráveis, incluindo aumento de massa muscular e maior tempo de exaustão.


Veja também