26
jul

Atividades físicas são aliadas à saúde bucal, garante pesquisa

26 / jul
Publicado por Gabriela Máxima às 11:10

Atividade física ajuda a prevenir problemas nas gengivas, garante estudo. Foto: Divulgação

A prática de atividades físicas é uma das principais aliadas da saúde. Afinal, exercícios reduzem o estresse, melhoram o humor, aumentam a autoestima, entre outros benefícios. Um estudo publicado no Jornal of Periodontology apontou que as atividades ajudam a diminuir os riscos de doenças nas gengivas, o que, em casos agravantes pode, ocasionar a perda dos dentes. O estudo pesquisou o índice de massa corporal (IMC) e o volume de gordura. Durante o período de análise, os pesquisadores levaram em consideração o padrão da capacidade física, a começar pelo peso e a quantidade de oxigênio absorvido pelo corpo.

>> 10ª edição da Maratona Maurício de Nassau com inscrições abertas

>> Treinar ou não com gripes e resfriados. Eis a questão? 

>> Os benefícios das pastas de amendoim e castanha de caju

A comparação dos dados analisados foi realizada através de exames bucais das pessoas que concordaram em participar da pesquisa. De acordo com os resultados, participantes com o IMC em boas condições e com a aptidão física maior, ou seja, que pratica exercícios de forma regular, apresentaram menor risco de doenças severas nas gengivas, não apresentando nenhum perigo de perda dos dentes.

CUIDADOS

O estudo alerta também que a falta de cuidados com a saúde bucal, como não escovar os dentes e não usar fio dental, pode contribuir para o surgimento de problemas e doenças periodontais. É fundamental ainda procurar um profissional de odontologia para fazer revisões periódicas. Segundo especialistas, a doença gengival está ligada a infecções dos tecidos que dão sustentação aos dentes. Aparece de forma silenciosa, ou seja, não causa dor. Por esse motivo, muitos pacientes não percebem, ou quando tomam ciência do problema, acham que não é nada sério nem procuram o dentista.


Veja também