01
ago

O papel do exercício físico no emagrecimento

01 / ago
Publicado por Luana Ponsoni às 15:48

Sobrepeso e obesidade são precursores de uma série de comorbidades que podem impactar severamente a qualidade de vida. As mais comuns associadas ao excesso de gordura corporal são as síndromes metabólicas, como hipertensão arterial sistêmica e diabetes melittus tipo 2. Portanto, mais que um capricho estético, emagrecer é uma questão de saúde. Quem enfrenta problemas com a balança pode até tentar fugir dos exercícios físicos, mas a prática é determinante para obtenção de resultados nesse sentido.

E não é apenas isso. Os especialistas e cientistas da área são praticamente unânimes ao afirmar que o hábito de se exercitar diariamente é a maneira mais eficiente de manter os resultados obtidos após  o emagrecimento.

Pessoas que se exercitam regularmente têm mais sucesso em não recuperar o peso eliminado

Pesquisa do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, publicada este ano, comparou o gasto calórico gerado pelos exercícios ao gasto calórico total, em um dia, entre indivíduos de índice de massa corporal (IMC) normal com sucesso no controle de peso  e pessoas que vinham emagrecendo após quadros de sobrepeso e obesidade.

A conclusão sugeriu que as pessoas que emagreceram entre 10 e 26 kg e mantiveram essa perda nos últimos 10 anos precisaram manter altos níveis de energia gastos em atividade física para permanecer no balanço energético e evitar a recuperação de peso.

Além de valores mais baixos na balança, esses indivíduos também se beneficiaram dos demais aspectos positivos ligados à diminuição de gordura no corpo.

 

Emagrecer saudável (com inclusão de exercícios como rotina) não é só perder peso, é muito mais. Tem a ver com mudança na composição corporal, reduzir tecido adiposo (gordura) e aumentar massa magra (músculos). Além de todos os outros derivados dessa mudança, como equilíbrio nas taxas sanguíneas, elevação da taxa metabólica basal, maior disposição e autonomia para tudo”

Ivan Xavier, personal trainer

Personal trainer Ivan Xavier destaca os benefícios gerados pela prática regular de exercícios físicos. Foto: Arquivo Pessoal

 

 

 


Veja também