01
ago

Palestra esclarece dúvidas sobre cirurgia bariátrica no Recife

01 / ago
Publicado por Gabriela Máxima às 10:24

A obesidade é uma doença crônica e se tornou um problema de saúde pública

Tem curiosidade em conhecer detalhes sobre a cirurgia bariátrica? O Hospital Santa Joana Recife promoverá uma palestra sobre o tema para pacientes recém-operados e pessoas que têm interesse em realizar o procedimento. O evento, que recebe o título “Acompanhamento pré e pós cirurgia bariátrica”, pretende esclarecer dúvidas e explicar como a cirurgia acontece. Vale ressaltar que é necessário acompanhamento multiprofissional para o paciente receber autorização para realizar a bariátrica. A inscrição é de graça e pode ser feita pelo e-mail: centrodeobesidade@gmail.com. O evento será realizado na próxima segunda-feira, às 18h30, no auditório do hospital.

>> Atividades físicas são aliadas da saúde bucal, garante pesquisa >> Dicas de alimentação para os dias frios do inverno >> Olinda Run21km movimenta as ruas da cidade do frevo em agosto

Dentro dessa perspectiva, a pessoa precisa apresentar o diagnóstico de obesidade mórbida. Além de ter alguma doença crônica associada à obesidade. É recomendado que, antes de passar pela cirurgia, o paciente invista em uma reeducação alimentar e aposte em um tratamento com alimentação saudável e atividades físicas. 

Os responsáveis pela palestra são os cirurgiões Eduardo Godoy e Lyz Bezerra, do Centro de Obesidade e Diabetes (COD) do Hospital Santa Joana Recife, junto com o médico Agostinho Machado, professor de ginecologia e obstetrícia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutor em obesidade e gestação. Eles vão ministrar palestra sobre alimentação e suplementos no período pós-operatório, com atenção especial para os cuidados com as mulheres.

SOBRE A BARIÁTRICA

O Brasil é o segundo país do mundo com a maior quantidade de cirurgias bariátricas realizadas nos sistemas público e privado, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Todos os anos são feitas 80 mil cirurgias bariátricas no país. O primeiro lugar no ranking cabe aos EUA, com 140 mil intervenções feitas anualmente. Em cinco anos, o aumento no quantitativo de cirurgias bariátricas feitas no Brasil foi de 90%. Em 10 anos, foi de 300%. O SUS (Sistema Único de Saúde) realiza cerca de 8 mil bariátricas por ano. O Brasil é o 5º país do mundo com uma população mais gorda; em 2º lugar está a China, em 3º a Índia e em 4º Rússia. No mundo, 2 bi e 100 milhões de indivíduos estão acima do peso.


Veja também