26
ago

Exercício de atletas de alto rendimento cai no gosto do público das academias

26 / ago
Publicado por Luana Ponsoni às 9:12

Ray Vasconcelos é instrutor de Sled na Cia Athletica Foto: Divulgação

Aposta entre atletas de diferentes modalidades, um novo exercício vem chamando atenção em algumas academias do Estado. Conhecido como Sled, os famosos trenós e/ou carrinhos são usados, sobretudo, em treinos de alto rendimento, mas agora também estão ao alcance do público que busca meios diferentes para se exercitar e trabalhar o corpo.

O método consiste no movimento básico de empurrar e puxar o Sled, que trabalha o desenvolvimento da aceleração e gestos motores específicos de esportes como a corrida e o rugby. Como consequência há melhora nas condições metabólicas (que promovem um maior gasto calórico) e queima de gorduras.

Comprovado os benefícios para a preparação física, utilizando cargas moderadas, a execução pode ser um grande aliada dos treinos dentro das academias ao ser uma ótima alternativa para quem busca emagrecimento e aumento do condicionamento geral.

“O diferencial do Sled é que você sempre tenta se desafiar e superar suas cargas”, explica o professor de Educação Física e instrutor da Cia Athletica, Ray Vasconcelos, de 25 anos.

Fugindo do treino tradicional de musculação, o uso do Sled proporciona a integração da força e da potência de homens e mulheres, melhorando a execução de funções básicas do dia a dia dentro de um lar, como por exemplo empurrar um móvel ou levantar um garrafão de água.

Eduarda Carneiro sentiu mais disposição para encarar a rotina depois que passou a realizar o exercício. Foto: Divulgação
Eduarda Carneiro, de 30 anos, aluna da Cia Athletica, sentiu um grande impacto em seus afazeres desde que começou a aplicar o exercício no seu dia a dia, há 2 meses. “É um treino bem dinâmico e divertido. Quando empurro, sinto melhora de postura, estabilização do tronco e melhora da força e no condicionamento. Tem me ajudado na rotina intensa que tenho com minhas filhas, já que melhora meu condicionamento físico”, explicou ela.

RECOMENDAÇÕES

Para inserir a execução no seu programa de treino, algumas recomendações são importantes, a começar por um profissional qualificado para fazer o acompanhamento, uma vez que é preciso manter as curvaturas naturais da coluna, trabalhar a ativação dos músculos estabilizadores (abdominal, dorsal e glúteos), posicionar os cotovelos estendidos para o movimento de empurrar e acompanhar as passadas para evitar o desalinhamento do corpo e a menor produção de força.


Veja também