29
ago

Opções funcionais e fit para veganos

29 / ago
Publicado por Gabriela Máxima às 12:34

Nutricionista garante que o vegano precisa aproveitar ao máximo a absorção da proteína vegetal, de vitaminas e minerais. Fotos: Divulgação

Cada vez mais popular entre os brasileiro, o veganismo é um estilo de vida que elimina de sua rotina produtos e práticas associados ao sofrimento de animais. Na alimentação, o cardápio exclui qualquer ingrediente de origem animal. A nutricionista Débora Wagner, chef de cozinha e consultora da Padaria Jaqueira, elaborou um menu fit e funcional para atender ao público do estabelecimento. De acordo com a especialista, a proposta é apresentar opções que contemplem boa disponibilidade de nutrientes e desperte o interesse de todos. “Do ponto de vista nutricional, o vegano precisa aproveitar ao máximo a absorção da proteína vegetal, de vitaminas e minerais. Os preparos foram pensados para além da origem dos ingredientes, as combinações têm funcionalidade para o organismo”, esclareceu.

“O cardápio traz a inclusão do cardápio vegano, opções funcionais e principalmente uma adequação do cardápio para que as pessoas entendam que os pratos estão misturados. Por exemplo, o menu vegano está dentro do cardápio, mas as legendas apresentam as informações de vegano, sem glúten e lactose, rico em proteína, o low carb. Tudo está destacado. Temos opções veganas, vegetarianas e produtos de origem animal. A gente tem algumas inclusões funcionais. Porque o cardápio pode ser fit e pode ser funcional. A gente elegeu o cardápio fit-funcional como o carro-chefe da casa. A gente eliminou produtos que não se enquadravam como funcionais como peito de peru, azeitona, que são industrializados. Tudo de origem limpa”.

Nutricionista Débora Wagner

O MENU
Débora contou que o cardápio faz referência ao pratos afetivos do nordestino. Surgiu, assim, o baião de dois, releitura vegana do prato tradicional, feita com arroz cateto integral, feijão azuki, castanhas de caju e pesto de coentro. Além disso, outra novidade é o risoto de cogumelo com creme de castanha, com alto teor proteico. Há também a opção de hambúrguer grelhado de grão-de-bico, que vem acompanhado de carboidrato, proteína e fibras.
SOBRE VEGANISMO
O veganismo exclui de seu cardápio qualquer alimento de origem animal. Vale destacar que a ideologia não se restringe à gastronomia. Os veganos não consomem produtos (de beleza, estética, roupas, entre outros) que de alguma forma executem testes em animais. A proposta é eliminar o sofrimento dos animais e garantir o engajamento nas questões ambientais. Para a maioria dos veganos, há a preocupação com a alimentação saudável e, sobretudo, com a igualdade entre as espécies de todos os seres vivos.

 

 

 


Veja também