11
dez

Cref-PE faz fiscalização no Parque da Jaqueira e destaca regularização profissional

11 / dez
Publicado por Gabriela Máxima às 11:01

CREF-PE e Polícia Militar fazem fiscalização no Parque da Jaqueira. Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco (CREF-PE) realizou fiscalização no Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, na noite da terça-feira (11). A entidade recebeu denúncias de exercício ilegal da profissão e, em ação conjunta com a Polícia Militar, monitorou o local e abordou 19 pessoas de 12 grupos de treinamento funcional e assessorias de corrida. Nenhuma irregularidade foi verificada. Vale destacar que, embora a prática de atividades físicas apresente muitos benefícios, a prescrição de treinamento só pode ser feita por um profissional devidamente habilitado para a função, ou seja, a pessoa precisa ter concluído o curso superior de educação física e ter a carteira oficial do CREF-PE.

>> Musculação para conquistar autonomia, mobilidade e força 

>> Mexa-se contra a trombose

>> Botox e exercício físico combinam? Confira as especificidades

>> Musculação ou funcional? Confira qual é a melhor estratégia de treino 

O presidente da entidade, Lúcio Beltrão, ressaltou a preocupação do CREF-PE com a saúde da população e a seriedade que deve ser encarada com os profissionais da área. Ele lembrou que alguns cuidados não podem ser deixados de lado. “A gente tem a preocupação de conscientizar as pessoas sobre o exercício ilegal da profissão. Então as pessoas precisam tomar cuidado na hora de contratar um personal trainer. Perguntar pela carteira do CREF-PE e pela Cédula de Identidade Profissional (CID). Estas são perguntas básicas. No caso de alguém que procura um box de crossfit, saber se o professor estudou e tem o certificado da modalidade”, recomendou o dirigente.

A fiscalização do CREF-PE no Parque da Jaqueira foi movida por denúncias de exercício ilegal da profissão. “Fomos lá e felizmente todos os profissionais que abordamos estavam regularizados. Isso garante a segurança dos alunos que são atendidos”, pontuou.

Em 2019, a entidade conseguiu pela primeira vez na história realizar fiscalizações em todos os municípios de Pernambuco. No total, foram 184 municípios mais a ilha de Fernando de Noronha. “Essas ações são importantes para a gente consolidar ainda mais nosso trabalho no CREF-PE e garantir mais segurança para a população”, concluiu.

Fiscalização do CREF-PE no Parque da Jaqueira. Foto: Divulgação

 


Veja também