12
dez

Dores após os exercícios? Veja qual especialista procurar

12 / dez
Publicado por Luana Ponsoni às 16:48

Pesquisa do IBOPE de 2017 apontou que 53% dos brasileiros que se exercitam com regularidade têm dor muscular a cada três meses. Foto: Divulgação

Quem pratica exercícios físicos com regularidade e até se dedica a competições amadoras de algum esporte, como as corridas de rua ou crossfit,  acaba, vez por outra, tendo de conviver com dores. Essa sensação pode estar ligada a uma experiência sensorial, emocional e psicológica, que afeta completamente o rendimento e a estabilidade física. Pesquisa do IBOPE, de 2017, apontou que 53% das pessoas que se exercitam com afinco têm dores musculares, pelo menos, a cada três meses.

O estudo mostrou também que 58% das pessoas justifica as dores como a má postura, enquanto 56% indicam que um dos principais fatores é o excesso de exercício físico. Diante dos quadros de desconforto e dor, muitos ficam na dúvida de que especialista procurar.

REUMATOLOGIA

A médica Claudia Schainberg, reumatologia e tratamento de doenças que afetam o tecido conjuntivo e o sistema muscular esquelético, defende a reumatologia como a área mais assertiva para tratar as dores de quem é praticante de exercícios físicos.

“As dores causadas em exercícios podem se tornar uma enfermidade e causar grandes lesões se não forem tratadas corretamente. Portanto, procure um médico reumatologista para um diagnóstico, se necessário, o especialista lhe receitará medicações, tratamentos e até cirurgias dependendo da situação”, apontou a especialista.

 


Veja também