13
dez

Chás termogênicos: benefícios e cuidados no consumo

13 / dez
Publicado por Luana Ponsoni às 7:57

Na ânsia de perder peso a qualquer custo, muitas pessoas passam a ingerir bebidas e alimentos que teriam a função de ajudar nesse processo, sem recorrer à ajuda de um profissional. Com esse comportamento, podem exagerar no consumo de itens como, por exemplo, os chás termogênicos. Apesar de naturais, essas ervas devem ser ingeridas em quantidades indicadas e por tempo limitado.

“Eles (os chás termogênicos) apresentam reações adversas e alguns, a longo prazo, podem promover efeitos deletérios. Devemos parar com o pensamento de que um chá é natural e não pode fazer mal. Ao contrário, toda planta medicinal apresenta efeito adverso ou contraindicações, principalmente se for consumida em quantidades acima do recomendado, que traz prejuízos à saúde”, alertou a professora e coordenadora do núcleo de pós-graduação em nutrição da Faculdade IDE, Joyce Moraes.

Na momento de fazer o chá, é preciso escolher folhas secas ou frescas, ao invés de usar os saquinhos prontos, seguir corretamente a quantidade de erva prescrita, a quantidade de água, modo de preparo e conservação. “Devem ser preferencialmente consumidos na hora ou acondicionados em geladeira por, no máximo, 24h”, orientou Joyce.

Misturar ervas é também uma boa opção para potencializar o efeito, mas não é prudente usar mais do que cinco tipos de chás em uma única infusão.

CHÁS TERMOGÊNICOS: BENEFÍCIOS E CUIDADOS

Chá Verde

Benefícios: estimula o gasto energético e ajuda na perda da gordura. Auxilia no bom funcionamento do metabolismo.

Cuidados: consumo exagerado pode fazer mal para o organismo. Por conter cafeína, o uso em grandes quantidades pode causar insônia, além de levar à gastrite, pois aumenta o fluxo gástrico. Grávidas, portadores de hipertireoidismo e pacientes com hipertensão, glaucoma e problemas gástricos devem evitar.

Canela

Benefícios: o chá de canela acelera o metabolismo. Reduz o apetite, possui efeito anti-inflamatório e antibacteriano, além de melhorar a circulação do sangue.

Cuidados: o consumo excessivo pode trazer problemas alérgicos na pele e causar insônia. Gestantes não podem consumir.

Gengibre

Benefícios: acelera o metabolismo e auxilia no emagrecimento saudável. É antioxidante, anti-inflamatório, tônico e expectorante. Além de ser excelente aliado na digestão.

Cuidados: pessoas com problemas cardíacos devem tomar cuidado com o uso excessivo, pois ele acelera os batimentos cardíacos. Por acelerar muito o metabolismo do organismo, pacientes com hipertireoidismo também devem tomar cuidado.

Laranja

Benefícios: além de auxiliar na perda de peso por causa do seu efeito termogênico, ele reduz a retenção de líquido.

Cuidados: acelera o metabolismo do organismo, por isso deve ser usado com cautela por cardíacos e pessoas com hipertireoidismo.

Anis Estrelado

Benefícios:  efeito termogênico ajuda na perda de peso. Possui propriedades antibacterianas, diurética e ajuda na diminuição das dores abdominais. Eficaz também no combate a distúrbios digestivos.

Cuidados: Pessoas com hipertireoidismo devem ficar atentas ao uso excessivo, pois ele acelera o metabolismo.


Veja também