A empresa de produtos de limpeza doméstica Bombril está sendo acusada, nas redes sociais, de racismo. As críticas vieram após a empresa anunciar o relançamento de um de seus produtos, que havia sido lançado em 1952 com a imagem de uma menina negra. A esponja de aço inox 'Krespinha' voltou ao mercado com o slogan "Krespinha, ideal para limpeza pesada".
>> MC Carol faz desabafo sobre racismo: 'Cresci com medo de brancos'
>> Érika Januza: 'Desde pequena ouvia que meu cabelo é ruim'
Apesar de a propaganda veiculada neste ano não usar a menina negra no produto, a marca vem sendo apontada pela associação do nome do produto aos cabelos crespos. A hashtag #BombrilRacista foi um dos assuntos mais comentados do Brasil do Twitter hoje pela manhã.
A campanha da 'krespinha' reaparece duas semanas após grandes protestos contra o racismo. As manifestações ocorreram em vários países, incluindo o Brasil.
A Bombril, na tarde desta quarta-feira (17), retirou o produto do ar. O produto ainda costa nas pesquisas do google, mas ao clicar, o link é redirecionado ao site com o catálogo de produtos, onde a esponja de aço não constava mais, ao menos, até às 17h.
Acabei de tirar esse print do site da @BombrilOficial e estou extremamente ofendida e chateada com isso, é inacreditável que em pleno século 21 ainda de encontre esse tipo de coisa. #bombrilRacista pic.twitter.com/Ai6yqT1L5K
— Preta? insta:@sara_rismo (@SaraRismo) June 17, 2020
A genialidade racista em uma imagem:
— PASSA (@apassarelli) June 17, 2020
- trocar C por K
- "a queridinha do Rio agora em SP"
- a bucha se colocando às ordens
- a personificação da bucha como uma pessoa negra
- a infantilização do cabelo (não é crespa, é "krespinha") pic.twitter.com/nOa36j9OHZ
Comentários