FENÔMENO

Superlua encanta internautas em todo o Brasil

O fenômeno pode ser observado no céu desde as 19h

Publicado em 09/03/2020 às 19:21 | Atualizado em 09/03/2020 às 20:00
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
A última vez que a Lua Azul aconteceu foi em 31 de março de 2018 - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

A Superlua que toma conta do céu nesta segunda-feira (9) está entre os assuntos mais comentados nas redes sociais em todo o País. O fenômeno pode ser observado desde as 19 horas. A última superlua aconteceu há um mês, começando no dia 9 e durando todo o fim de semana. O próximo e último fenômeno desse tipo de 2020 só deve ocorrer em 8 de abril. 

Significado

O termo superlua foi criado pelo astrólogo norte-americano Richard Nolle em 1979. Ele definiu como superlua as ocorrências de Lua cheia em que o satélite estivesse dentro da linha de até 90% do ponto mais próximo da Terra. Durante o fenômeno, a lua pode ficar até 14% maior e 30% mais brilhante que o normal.

"A Superlua é um evento decorrente da coincidência de dois fatos astronômicos. O primeiro é que a Lua não gira em torno da Terra em formato de circunferência, mas em uma órbita um pouquinho achatada. Então, ela tem de estar no ponto mais próximo da Terra, que chamamos de perigeu e, ao mesmo tempo, na fase cheia”, explica o coordenador do projeto Astro&Física do Instituto Federal de Santa Catarina e doutor em física pela Universidade Federal de Santa Catarina, professor Marcelo Schappo.

Segundo ele, ainda, dependendo da regra usada para cada observatório considerar coincidente o perigeu e a lua cheia, é possível haver alguma divergência sobre o momento exato da Superlua. “Trata-se de uma janela arbitrária, mas no fundo são luas cheias sempre muito bonitas. Vale a pena a observação”, ressalta o físico.

Comentários

Últimas notícias