EDUCAÇÃO

Espelho da redação do Enem e nota de treineiros são divulgados; saiba como ver

Agora é necessário que todos os participantes que realizaram as provas se cadastrem no portal gov.br, do Governo Federal

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 17/03/2020 às 7:00 | Atualizado em 17/03/2020 às 7:12
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nessa terça-feira (31) o edital do Exame Nacional do Ensino Médio - FOTO: Foto: Filipe Jordão/JC Imagem

Os espelhos das redações do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019 e o resultado dos “treineiros”, vestibulandos que não terminaram o ensino médio, serão divulgados nesta terça-feira (17), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

» Confira notas 1.000 do Enem 2019 por estado

» Aluno do Recife entre os 53 candidatos com nota mil na redação do Enem 2019

A novidade para este ano é que, para ver o espelho individual da redação, será necessário que todos os participantes que realizaram as provas se cadastrem no portal gov.br, do Governo Federal.

Segundo o Inep, o cadastro no portal gov.br é um processo de unificação de todos serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal.

Para se cadastrar, basta acessar a Página do Participante no endereço enem.inep.gov.br. Quem já fez o cadastro no gov.br informa usuário e senha, e acessa o sistema.

Siga o passo a passo

  1. Acesse a Página do Participante no enem.inep.gov.br.
  2. Na tela, aparecerá o aviso: PARTICIPANTE – ENTRAR COM GOV.BR
  3. O botão direciona o participante para o gov.br.
  4. Clique em Crie sua conta.
  5. Informe CPF, nome completo, celular e e-mail válido.
  6. Marque Não sou um robô e, após aceitar os termos de uso e política de privacidade, clique em continuar.
  7. O participante receberá a mensagem no seu e-mail com o link para validação, mas também poderá optar por validar via SMS.
  8. Clique no link da mensagem para ativar o formulário de cadastro. Na opção de validação por SMS, será solicitado o código enviado para o celular.
  9. Digite o seu CPF e defina uma senha forte (utilize letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos), salve no seu navegador, se preferir, ou mantenha em local seguro. Você vai precisar dela todas as vezes que entrar no sistema do Enem e em todos os serviços do Governo Federal.
  10. Cadastro realizado, vá à Página do Participante
  11. Volte à Página do Participante e vá no aviso PARTICIPANTE – ENTRAR COM GOV.BR
  12. Entre com usuário (CPF) e senha para conferir as notas.
  13. Está disponível o espelho da redação (pode ser baixado no seu dispositivo) e o acesso à vista pedagógica, que descreve os motivos da pontuação atribuída pelos corretores para cada uma das cinco competências.

Comentários

Últimas notícias