covid-19

Prefeito do Maranhão se revolta com população que desobedece quarentena do coronavírus: "vai ser no grito e na porrada"

O prefeito de Trizidela do Vale fez duros alertas: "aqui, quando começar, vai morrer. Eu já estou preparando o trator para fazer buraco para enterrar gente"

Maria Lígia Barros
Cadastrado por
Maria Lígia Barros
Publicado em 29/03/2020 às 15:10 | Atualizado em 29/03/2020 às 15:28
REPRODUÇÃO
"Será que o brasileiro quer ser diferente de todo mundo, não quer respeitar as coisas?" - FOTO: REPRODUÇÃO

Fred Maia (MDB), prefeito de Trizidela do Vale, no Maranhão, elevou o tom com os cidadãos do município que continuam a circular pelas ruas apesar das recomendações de isolamento social para conter avanço do coronavírus.

Em vídeo de entrevista que está sendo compartilhado nas redes sociais, o prefeito pede, aos gritos, para as pessoas ficarem em casa.

"As coisas agora vão ser assim, no grito, na porrada, no spray de pimenta, para as pessoas aprenderem. Será que o brasileiro quer ser diferente de todo mundo, não quer respeitar as coisas?", declarou.

"Isolamento é para estar dentro de casa, não é nas calçadas, não. Então só estou dizendo isso aqui para, quando começar a mortandade de gente, não vir querer culpar prefeito A, prefeito B, vereador, governador, não. Cada qual tem que fazer sua parte", advertiu.

Nas imagens, em que aparece de máscara, Maia diz que sua paciência esgotou. "Porque toda a cobrança está vindo. Estamos com os profissionais da saúde com os nervos a flor da pele", declarou.

O prefeito ainda criticou quem está fazendo visita em abrigos. "Vá fazer visitar na casa da sua mãe, porra. Não vá para dentro de abrigo não. Não é para fazer visita não, que você vai levar contaminação lá para dentro", exaltou-se.

Em outra entrevista, desta vez a uma rádio, Maia já havia feito um duro alerta, alertando que o município não tem estrutura para dar conta caso a pandemia chegue.

"Está tudo descontrolado em São Paulo, que tem UTI, tem tudo. Eu vou dizer: aqui, quando começar, vai morrer. Eu já estou preparando o trator para fazer buraco para enterrar gente. A gente não tem hospital, não tem estrutura para cuidar de mais de cinco, dez pessoas. E se adoecer cinquenta, cem, vai morrer tudinho."

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Veja a evolução da pandemia em Pernambuco

Acompanhe a situação global

Comentários

Últimas notícias