ALERTA

"Retirem os tapetes das entradas dos apartamentos", recomenda imobiliária por conta do coronavírus 

O alerta está sendo repassado no WhatsApp e apresenta como alternativa o uso de pano úmido com água sanitária

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 01/04/2020 às 21:44 | Atualizado em 01/04/2020 às 22:07
Alissa ECKERT / Centers for Disease Control and Prevention / AFP
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, se as medidas de distanciamento social não forem adotadas de modo sério, "a transmissão segue rápida". - FOTO: Alissa ECKERT / Centers for Disease Control and Prevention / AFP

Um comunicado de uma imobiliária que está sendo repassado no WhatsApp orienta que os moradores de um condomínio retirem os tapetes das entradas dos seus devidos apartamentos, isto porque eles seriam "verdadeiros criadouros" do novo coronavírus. O alerta sugere ainda que os moradores "troquem o tapete por um pano úmido com água sanitária" para minimizar as possibilidades de proliferação do vírus. Para esclarecer a dúvida, o Jornal do Commercio conversou com a infectologista Andrezza Vasconcelos, do Hospital Getúlio Vargas, que fica no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife.

REPRODUÇÃO
Comunicado da imobiliária - REPRODUÇÃO

>> Casos confirmados do coronavírus no Brasil chegam a quase sete mil

>> EUA superam 200 mil casos de covid-19, diz Universidade Johns Hopkins

Na entrevista, a doutora Andrezza disse que a afirmação é verdadeira porque o vírus consegue sim se depositar nos carpetes, como também em sapatos, roupas e até mesmo no chão, por ter fácil alojamento em superfícies. O coronavírus consegue, de acordo com a profissional, se manter vivo até por nove dias, dependendo do local.

Mas, afinal, é necessário ou não retirar o tapete?

Não necessariamente. O que a infectologista aconselha é entrar em casa sem o sapato porque o calçado traz em si todos os vírus que estão presentes nas ruas. Mas ainda assim, é necessário manter a limpeza do tapete.

"Se você tirou o sapato antes de pisar no tapete, deixou ele [o sapato] fora de casa e pisou no tapete já sem o sapato, porque o tapete está limpo, você pode entrar tranquilo, mas, se outras pessoas pisaram no tapete com sapato, o tapete com certeza vai estar com o vírus, como o chão também, porque se a gente não limpar o chão, não passar um pano, um desinfetante com água sanitária, com outros produtos, o vírus vai estar ali. A recomendação maior é entrar em casa sem sapato e deixar os vírus que vêm com você da rua fora de casa", explicou.

Pano úmido como alternativa ao tapete

Quando à troca do tapete por um "pano úmido com água sanitária", a infectologista disse que a técnica serve para limpar o solado do sapato ou demais calçados, mas que estes têm que ser bem esfregados no pano para que haja uma limpeza e o vírus saia completamente do material, caso contrário, não fará qualquer efeito.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Comentários

Últimas notícias