pandemia

Ministério da Saúde determina cadastro de veterinários e mais 13 categorias para atuar no combate ao coronavírus

O cadastro é obrigatório para todos os profissionais das áreas de saúde que poderá ser requisitado pelos governos Estaduais e municipais

Alice Albuquerque
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Publicado em 02/04/2020 às 16:57 | Atualizado em 02/04/2020 às 17:18
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
A consulta pública é uma das etapas do processo de incorporação de um novo tratamento na rede pública de saúde - FOTO: Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Além do cadastro de médicos veterinários, o Ministério da Saúde vai cadastrar outras 13 categorias para combater o novo coronavírus (covid-19). Foi publicada uma portaria no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2), "O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde", para o cadastro e a capacitação de profissionais da área de saúde para o enfrentamento à pandemia do coronavírus.

>> Ministério da Saúde solicita dados de médico-veterinários para ajudar no combate ao coronavírus

O cadastro é obrigatório e as 14 categorias da área de saúde devem realizar uma capacitação para auxiliar na assistência do Serviço Único de Saúde (SUS). O profissional cadastrado poderá ser requisitado pelos governos Estaduais e municipais para auxiliar no combate ao coronavírus. A portaria não define o que cada profissional vai fazer se solicitado pela gestão.

>> Melissa Tobias, autora de livro que “previu” pandemia, diz que não lembrava do trecho: “Levei um susto”

O Ministério da Saúde pode solicitar os profissionais garantindo o pagamento posterior através da lei nº 13.979/2020, que dispõe das medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do coronavírus, responsável pelo surto de 2019.

>> Coronavírus: caixões e corpos nas ruas assustam população do Equador

De acordo com o G1, que teve acesso ao comunicado enviado ao presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, o Ministério da Saúde diz que os profissionais "poderão ser requisitados por estados, municípios, ou Distrito Federal para atuar na assistência aos usuários do SUS, em todos os níveis de atenção", e não especifica o tipo de assistência prestada.

>> Empregado suspenso do trabalho receberá até 100% do seguro-desemprego

Cadastro obrigatório

Os profissionais de saúde devem preencher o cadastro através do site do Ministério da Saúde. Ao final do cadastro, será enviado um link para que ele faça um curso obrigatório de capacitação à distância, com base nos protocolos oficiais de combate ao coronavírus aprovados pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Coes).

Lista de profissionais que precisam fazer o cadastro:

-Serviço social

-Biologia

-Biomedicina

-Educação física

-Enfermagem

-Farmácia

-Fisioterapia e terapia ocupacional

-Fonoaudiologia

-Medicina

-Medicina veterinária

-Nutrição

-Odontologia

-Psicologia

-Técnicos em radiologia

Comentários

Últimas notícias