Futebol europeu

Liga Belga propõe encerrar campeonato nacional com a classificação na data da paralisação por coronavírus

Se a decisão do conselho de administração da Liga for aceita, o Campeonato Belga vai se tornar o primeiro europeu de elite a tomar essa medida drástica

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 02/04/2020 às 19:19
AFP
O Club Brugge liderava o campeonato e deve ser proclamado campeão belga - FOTO: AFP

A Liga Belga de Futebol recomendou nesta quinta-feira encerrar o campeonato antecipadamente diante da pandemia de coronavírus e "aceitar a classificação atual (...) como classificação final", uma decisão que deverá ser oficialmente validada no dia 15 de abril.

Se a decisão do conselho de administração da Liga for aceita, o Campeonato Belga vai se tornar o primeiro europeu de elite a tomar essa medida drástica diante da crise sanitária da pandemia do novo coronavírus.

O Bruges ocupava a liderança à frente de Gent e Charleroi, pouco antes da interrupção do campeonato.

O primeiro lugar dá acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, enquanto o segundo colocado se classifica para a terceira rodada anterior a essa mesma fase de grupos da Champions.

Decisão unânime

Reunido nesta quinta-feira por teleconferência, o conselho de administração da Pro League "decidiu por unanimidade que é indesejável, seja qual for o cenário previsto, continuar a competição além de 30 de junho" e expressou o desejo "de não retomar as competições da temporada 2019-2020", em um comunicado.

Especificamente, é a fase de play-off, disputada na forma de um mini campeonato de encerramento, que não aconteceria.

A Liga afirma que tomou sua decisão após "tomar conhecimento" das recomendações das autoridades ", para as quais é altamente improvável que partidas com a presença do público possam ser disputadas antes de 30 de junho".

A nova pandemia de coronavírus matou mais de 1.000 pessoas na Bélgica.

Sem previsão

Ainda sem previsão para retornar às atividades, o futebol europeu vai buscando soluções para encerrar a temporada 2019/2020. Enquanto as principais ligas ainda fazem diversas reuniões para encontrar uma saída, além de aguardar o cenário da pandemia do novo coronavírus, há quem largou na frente em busca dessa decisão.

Comentários

Últimas notícias